Segunda semana em que evito prudentemente a actualidade e aproveito esta maré-baixa para explorar e revelar outros mundos que o mundo dos blogues encerra.
Diz-se que Lisboa não é uma cidade amiga da bicicleta. Sete colinas, poucas ciclovias, muitas subidas e descidas, condutores pouco respeitosos, enfim: não apetece.
Mas é melhor pensar no assunto, porque a crise dos combustíveis veio para ficar e todas as alternativas podem ser consideradas.
Bicicleta, então; experimente este endereço bicicletanacidade.blogspot.com/ e descubra um blog totalmente dedicado a quem gosta de pedalar na cidade. Está lá escrito: “Informação útil para quem pretende utilizar a bicicleta como meio de transporte, tendo Lisboa como referência e dando especial enfoque às características desta cidade. Promover o uso da bicicleta com estilo sem esquecer a segurança e os aspectos práticos. Fazer da bicicleta um acessório de moda, além da sua função de veículo. Explorar a cidade na óptica da bicicleta e do ciclista. Dar a conhecer os utilizadores de bicicleta em Lisboa e mostrar que, aos olhos dos ciclistas, a cidade ganha outra perspectiva que vale a pena conhecer, cheirar, ouvir”.
E é exactamente tudo isto que se encontra no blog de Ricardo Sobral, “um utilizador de bicicleta em Lisboa há 4 anos. Antropólogo, activista e consultor da promoção do uso da bicicleta, aprendiz de mecânico”.
Ricardo Sobral reúne neste blog toda a informação disponível sobre o tema – do comércio de biciletas a dicas sobre segurança nas ruas, passando por links a outros blogues sobre o tema, marcas e fabriucantes, empresas de alugues, ciclovia disponíveis, um verdadeiro guia do candidato a ciclista.
Além disso, claro, relatos, fotografias insólitas ou artísticas ou apenas divertidas.
Descobri naquele blog, por exemplo, que existe em Portugal uma empresa, A Cenas a Pedal, que dá, vejam só, Cursos de Condução de Bicicleta, “Qualquer que seja a idade, o nível actual de habilidade ou os antecedentes (...) da pessoa”.
Eu sei que o bom tempo apela ao ar livre, e nessa medida pedalar pode ser cativante – mas também sei que o calor retira entusiasmo à ideia. De qualquer forma, com este blogue e com toda a informação que disponibiliza, julgo estar em presença de um bom ponto de partida para uma vida diferente. Com menos gasto em combustíveis e mais saúde nos dias que correm...