Duas semanas depois do incêndio que nos acordou de novo para o pesadelo do Chiado a arder, uma busca rápida na blogoesfera permite-nos encontrar inúmeros blogues que falam de Lisboa, alguns deles já foram aliás destacados por aqui. A maioria está ligada a associações de moradores, ou Movimentos como o Fórum Cidadania Lisboa, que tem o excelente Cidadania LX que “se destina a aplaudir, apupar, acusar, propôr e dissertar sobre tudo quanto se passe de bom e de mau na nossa capital”.
No entanto, para blog da semana escolhi uma página mais recente, com pouco mais de um mês de vida, mas cuja filosofia e conceito ma pareceram atraentes e muito de acordo com um modelo de blog de intervenção rápida. Chama-se Lisboa SOS e por baixo do titulo tem esta pergunta simples:”É esta a cidade onde quer viver?”
O blog não é mais nem menos do que isso: imagens, dezenas de imagens da Lisboa onde nenhum lisboeta quer viver: abandonada, degradada, suja, absurda, ridícula, alarve, esquecida, pobre, perdida.
O autor ou autores anónimos dizem apenas: “Este é um blogue de cidadãos preocupados com o estado de degradação de Lisboa. Não tem partidos, ideologias ou outras intenções que não sejam fazer de Lisboa uma cidade melhor. Pela força do hábito, muitos lisboetas já nem reparam no estado de degradação dos espaços públicos da sua cidade. Este é um blogue contra essa distracção”.
Em poucas semanas, a galeria de imagens, melhor seria chamar-lhe galeria de horrores, é notável, e mostra realmente a cidade que tantas vezes nem vemos, tal é a força do hábito. São sequências de fotografias alucinantes – dos prédios devolutos aos mal tratados, de monumentos de arquitectura arruinados pelos ares condicionados ou pela sujidade, dos perigos que espreitam nas tuas aos absurdos mais estranhos e inesperados.
O blog apela à participação dos seus leitores, e pede fotos devidamente identificadas, e tem um link especifico para reclamações à Câmara de Lisboa.
Podem encontrar o blog em http://lisboasos.blogspot.com. Para ver, pensar, ou ganhar coragem e participar com o que devemos denunciar para ver a cidade capital recuperar a sua cara lavada e o seu futuro sorriso.