“Quatro em cada cinco portugueses prefere praticar sexo a assistir a um jogo de futebol, o que torna os adeptos nacionais os mais activos da Europa, ao contrário dos ‘abstinentes’ espanhóis, que não abdicam do desporto rei” – esta é conclusão de um estudo europeu que animou ontem a blogoesfera: António Costa da Silva, no blog Alcáçovas, não hesitou em exclamar – “Só Agora Percebi Porque é Que os Estádios Portugueses não Enchem”!
Fátima, no Blog “Cicuta em doses lentas”, soube do estudo pela televisão: “Após descobrir numa reportagem de um canal privado que os portugueses gostam mais de sexo que de futebol (mais do que os espanhóis! ...), fiquei a saber que as mulheres estão mais emancipadas e independentes e que isso assusta os homens que procuram "relacionamentos sérios" (...). As mulheres portuguesas falam abertamente sobre sexo, aprendem a dança do varão, convidam os maridos para uma escapadinha ao motel sempre que o casamento ameaça ruir (...). Estou, pois, muito mais descansada e tranquila. (...) Sei que posso sempre contar com a televisão para me inundar de chorrilhos de disparates tendenciosos e pouco rigorosos que em quase nada reflectem a nossa realidade”.
No 31 da Armada, Rui Castro compara sexo e futebol em Portugal e Espanha – os espanhóis gostam mais de futebol... - para concluir que “está explicada a maior competitividade do campeonato espanhol”.
Na comparação do estudo, Manolo Piriz, no blog Peão, diz mesmo que os “tugas” “marcam golaço”: “apenas 17% deles admitiram trocar sexo por um jogo de futebol”. E com graça comenta, a propósito do facto de 95% dos suecos não trocarem um desafio na TV por um momento de sexo: “Tudo bem que há quem acredite que a sensação de um golo é a mesma de um orgasmo. Mas assim é demais”.
O estudo também avaliou o comportamento dos espectadores europeus nos jogos de futebol onde os portugueses confessam ser os que mais facilmente choram com uma derrota: 80% já deixaram cair a lágrima por causa do jogo. Interroga-se ainda Manolo Piriz: “No caso português, será o fraco desempenho do Benfica nesta temporada o responsável por tantas lágrimas assim derramadas?”
Na verdade, este estudo, feito a propósito do europeu que aí vem, dá para todo o tipo de comentários e ideias. Aí ficou uma amostra...