Carlos Lourenço, Gonçalo Pina, Miguel Carvalho, Óscar Carvalho e Pedro Bom juntaram-se em Setembro do ano passado e abriram o blog “A Pente Fino”. Ideia manifesta: “passar a pente fino vários argumentos, especulações, bocas e insinuações de políticos, jornalistas, figuras públicas, etc. Vamos catar o que seja ilógico, tenha erros técnicos, tenha comparações abusivas ou falta de bases”.
E aí está o o blog cata-disparates, que tenta não perdoar um erro, um abuso, um momento mais sensacionalista.
Às vezes o tom do próprio blog é agressivo e exagerado, mas o mundo dos blogs é feito justamente deste estilo mais arrebatado.
No “A Pente fino” os jornais estão sempre na berlinda. Exemplo que o blog julga de “sensacionalismo”: “A capa do Expresso deste sábado brindava-nos com umas setas apontadas para cima legendadas com "Leite 74%, Arroz 71%", etc... Lá dentro percebíamos que aquelas subidas eram subidas em categorias específicas, sendo portanto totalmente falso que o Leite como classe de produtos tenha subido 74% em média (seja lá qual fosse a média) como a capa tenta dar a entender”.
Bom, os autores do blog tem razão neste caso e foi fácil fazer o óbvio: ver o quadro das páginas interiores do próprio jornal e confirmar efectivamente que só o leite pasteurizado de marca branca tinha sofrido esse aumento – todos os outros tipos de leite subiram bem menos, entre os escassos 4% e os generosos 39%... Bem longe portanto desse 74% que o Expresso puxou à primeira página.
Outro momento, bem diferente, destes dias no blog: “Quem acabou de ouvir o António Vitorino dizer nas suas Notas Soltas que ainda hoje tinha ouvido o presidente do Banco Asiático de Desenvolvimento dizer que "mais de um bilião, isto é, mil milhões, de pessoas seriam afectadas pela crise alimentar," que não deixe solta esta nota: em português, um bilião não corresponde a mil milhões, mas antes a um milhão de milhões! (...) Dado que não vivem um milhão de milhões de pessoas ao cima da terra, o senhor do Banco Asiático referia-se certamente a mil milhões de afectados pela crise alimentar, pelo que o António Vitorino só errou ao falar em "bilião". Mas, felizmente, a emenda saiu melhor do que o soneto, e a mensagem lá passou”.
Se é verdade que os políticos dizem destas coisas, parece evidente que o alvo mais apetecível do blog são mesmo os jornais. Quase como provedores dos leitores, os cinco autores do “A Pente Fino” quase todos os dias corrigem os números, as estatísticas e mesmo alguns factos que os jornais vão contando.
Aqui temos portanto um blog útil, a seguir, e a ter em conta. É a minha escolha desta semana e está em apentefino.blogs.sapo.pt. Os jornalistas não gostam de ser criticados, mas na blogoesfera esse característica parece ser mesmo mania. Que seja pelo menos uma saudável e pedagógica mania...