É um dos nomes que promete dar cartas na música pop em 2008: Rita Redshoes, a cantora dos Atomic Bees, que acabou por ficar mais conhecida por integrar, há quase cinco anos, a banda de David Fonseca. Aliás partilhou mesmo com ele o tema “Hold Still”. Bom, Rita chega finalmente ao disco a solo, “Dream On Girl”, dez anos depois de ter começado a sua aventura nos palcos. Uma imagem poderosa, uma voz fora do comum – e, bom, se vos falo dela, não é porque a Janela Indiscreta se tenha tornado uma crónica musical mas porque, claro, há blog ali à vista. Na verdade, há mesmo dois blogs...
Rainbowmaker é o blog central, inicial, aquela que alimenta há mais tempo, dois anos, e onde se pode descobrir o retrato da artista através das suas escolhas: letras de canções que vão de Nick Cave a Elis Regina, vídeos que vão de Nat King Cole a Transvision Vamp, para dar só uma pálida ideia da abertura musical da artista. Além dos vídeos e das letras, há imagens soltas ligadas quase sempre à música, enfim, eu diria que é como se entrássemos no quarto de Rita e pudéssemos vasculhar os seus discos, DVD’s, álbuns de fotografias. Textos, quase nada – só agora, mais recentes, apelando ao concertos, chamando a atenção para o disco. Por lá se pode saber, por exemplo, que amanhã, sábado, Rita Redshoes apresenta “Dream on Girl” na FNAC de Braga.
Mas, como vos disse, há outro blog: Rita_redshoes.blogs.sapo.pt. Este será, parece-me, o blog oficial da cantora e arrancou agora com um texto promocional onde se conta a sua vida desde o grupo de Teatro Ita Vero até ao primeiro projecto a solo, Photographs. No blog ficamos a conhecer também as ligações ao Myspace, ao HI5, enfim, a uma artista totalmente integrada nesta era de musica sem matéria, isto é, de música solta pelo espaço virtual. Já aqui tinha falado do blog de David Fonseca, um dos mais poderosos neste âmbito que mistura de alguma forma a promoção da música com o lado mais intimo e pessoal do autor, Rita acaba por seguir o mesmo percurso, embora de uma forma mais simples, menos dedicada. Na escolha da semana, prefiro o blog original, rainbowmaker.blogspot.com, que é mesmo um bocadinho dessa mundo secreto de Rita Redshoes, agora que o nome dela deixa de ser de culto para uns tantos e vai entrar na grande roda da notoriedade e da popularidade. Boa viagem , é o que lhe desejo – e que não deixe de ser ela própria, nem que seja apenas na escolha de um vídeo para o seu blog.