Quarta-feira, 6 de Janeiro de 2010

Em dia

Temas diversos de agenda para pôr em dia, comecemos com uma constatação de facto, que encontro no 31 da Armada pela mão de Vitor Cunha: “Lisboa é neste dia 5 de Janeiro de 2010 um enorme monte de lixo. Uma cidade modelo da Venezuela. Os passeios, onde há passeios, estão inundados de folhas que tresandam a podre por força da água que cai e não as leva. Os buracos na rua rasgam pneus. O lixo acumula-se por todo o lado, num misto de caos público e miserável desleixo privado. A selva veio para a cidade  e ameaça manter-se neste Inverno que é um contente descontente”.

Basta andar pela cidade capital para dar razão ao blogger e pedir explicações: o que se passa nesta cidade?

Outra constatação que diz muito do estado das coisas, leio-a assinada por Nuno Dias da Silva: “Mais de metade dos 20 programas mais vistos da televisão pública em 2009 foram jogos de futebol (…) Já em 2008, nos 20 programas mais vistos da RTP, apenas um não era um jogo de futebol: a final do Festival Eurovisão da Canção. (…) Os três pilares do regime salazarista, «Fado, Futebol e Fátima», convertem-se, com o passar dos anos, num «F» único”.

É o futebol, claro. Por estes dias, junta-se outro tema escaldante, que é o dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Tema muito debatido e explorado aqui na Janela, não resisto porém a trazer o post de João Miranda ontem mesmo: “A diferença fundamental entre a união registada do PSD e o casamento gay do PS é que a primeira exclui adopção e a segunda também. Tanta treta sobre o princípio da igualdade e contra a discriminação com base na orientação sexual para se acabar a aprovar um casamento de segunda para os gay”.

Assinalados três pontos fortes da agenda do dia, deixo para o final a agenda da própria blogoesfera: saúdo um novo blog, “Da Ultima Fila”, cuja origem é, no mínimo, original. Está lá explicado: “Na última fila da bancada do CDS-PP sentaram-se no primeiro dia, por acaso ou providência, os quatro deputados mais novos da bancada. Juntam-se virtualmente neste espaço para continuar as discussões após o fim dos trabalhos”. Cecília Meireles Graça, Filipe Lobo d´Ávila, João Pinho de Almeida e Michael Seufert são os quatro deputados que vamos seguir de perto a partir de agora.

Com o começo de 2010, logo no dia 1, nasceu o novo blog de Joana Amaral Dias e José Medeiros Ferreira, chama-se Cortex Frontal e além dos posts inéditos, encontra-se por lá toda a vasta produção de imprensa e televisão de Joana Amaral Dias, que andava dispersa pelos diversos lugares onde têm tempo de antena.

E hoje, dia 6, dia de Reis, abre o novo blog colectivo, muito alargado, Albergue Espanhol, que junta nomes que vão de António Nogueira Leite e Carlos Abreu Amorim a Filipa Martins, José Fialho Gouveia, José Adelino Maltez, Nilton, Nuno Saraiva, enfim: de tudo para todos os gostos.

São os primeiros sinais de mais um ano bem vivo no mundo dos blogues.

publicado por PRD às 02:42
link | comentar

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds