Quarta-feira, 30 de Dezembro de 2009

O ano 2009 - II

Segunda edição da Janela Indiscreta que dedico a um olhar rasante, uma espécie de voo de pássaro sobre o ano 2009 no mundo dos blogues. Ontem falei basicamente de politica, num ano muito político em todos os sentidos, hoje alargo aos grandes momentos que vivemos. A blogoesfera, nessa medida, é um bom reflexo da sociedade – reage emocionalmente nos momentos que convocam essa reacção, discute quando há fracturas sociais, passa muitas vezes ao lado daquilo que efectivamente lhe escapa ou não compreende.

Tal como muitas vezes sucede quando entramos num café e ouvimos alguém dar palpites gratuitos sobre um tema que ouviu de passagem na rádio ou na televisão, também a blogoesfera se presta a essa reacção rápida, ás vezes desinformada ou pouco sustentada. Sente-se esse lado mais popular em temas como a justiça ou a saúde, que infelizmente estiveram em alta neste ano. É pouco frequente encontrar um post consistente e devidamente sustentado sobre casos como a Face Oculta ou as cegueiras em Santa Maria – nestas matérias, a maioria dos blogues opina sem pensar muito. Pede justiça. Pede que rolem cabeças. Exige punição exemplar e muitas demissões.

Já quando entramos em áreas mais especificas – estou a lembrar-me, em 2009, no fenómeno Obama e na mudança vivida nos Estados Unidos -, surgem os especialistas. Gente que sabe da matéria – muitas vezes, gente que explica o que os jornais não conseguem explicar. Em 2009, Obama, a Cimeira de Copenhaga, a morte de Michael Jackson e os diversos casos à volta de Berlusconi, foram debatidos, abordados e, cá vai a palavra do ano, esmiuçados nos blogues de forma quase sempre relevante.

Claro que estou a generalizar e tudo isto pode ser sempre rebatido com exemplos, mas estas são as notas que fui tomando ao longo de um ano de crónicas diárias aqui na Antena 1.

Não poderia, por fim, passar ao lado de um fenómeno que fui observando com atenção. Até 2009, havia dois programas de televisão geradores de debate na blogoesfera – programas que, enquanto estavam no ar ou logo a seguir, tinham meio mundo a comentar. Um, o óbvio dominical de Marcelo Rebelo de Sousa. O outro, o debate dirigido por Fátima Campos Ferreira à segunda-feira, na RTP-1, o Prós e Contras.

Para quem escreve diariamente sobre blogues, esta evidência é indiscutível. Porém, em 2009 essa hegemonia foi quebrada e vencida: chegou um programa que provocou muito mais posts, muito mais reacções. Obviamente, Gato Fedorento Esmiúça os Sufrágios. E tem tanta mais relevância esta observação quanto é certo que o Gato Fedorento começou por ser um blog...

Assim chego ao final destas duas crónicas em que olhei sumariamente o ano de 2009 na blogoesfera, amanhã, ultimo dia do ano, revelo a minha escolha individual para o melhor blog de 2009.

publicado por PRD às 02:10
link | comentar

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds