A ver pelo mundo dos blogues, ainda estamos a ressacar dos resultados de domingo, e nem parece que começou a guerra pelas autarquias. A maioria dos blogues que visitei continua a esburacar os números das eleições gerais, e à procura de interpretações, caminhos, ideias.
Mas a verdade é que ontem começou a campanha pelas Câmaras Municipais, Assembleias e Juntas de Freguesia, e em Lisboa Santana Lopes e António Costa apresentaram as suas linhas de força. Dos blogues que lhes deram atenção, registo o Câmara de Comuns, com Carlos Manuel Castro a criticar o candidato do PSD e a elogiar o do PS: “Santana Lopes começa a campanha com argumentos sem sentido, para tentar tapar a fragilidade da sua candidatura e a vergonha que deve sentir pelo resultado eleitoral do seu partido. (...) António Costa, pelo contrário, esteve nas legislativas com empenho e total identificação com o partido, do mesmo modo que agora José Sócrates manifesta total apoio à candidatura socialista a Lisboa”.
Isto é verdade, mas não é menos verdade que Costa vai a julgamento, enquanto Santana pode prometer o que quiser. Nem por acaso, João Gonçalves no Portugal dos Pequeninos chama ao candidato do PS “o péssimo alcaide de Lisboa, o mesmo que esventrou o Terreiro do Paço e tornou o trânsito da cidade num caos”, para depois escrever que ele “é o "novo" Costa que "promete" para a Semana Santa a conclusão da "obra". Ele "quer" (...) a "obra" terminada nessa altura. Dr. Costa: em casa de enforcado não se fala em cordas”.
Fica aqui a pálida imagem do debate que começa um pouco por todo o país, relevante mesmo é dizer que um blog, o Passeio Livre, de que já aqui falei, e que luta com todos os meios para acabar com o estacionamento selvagem nos passeios de Lisboa, decidiu entrar também na campanha: “com o intuito de chamar a atenção dos nossos autarcas para o problema dos carros estacionados em cima do passeio, (...) decidiu organizar um debate com as 4 principais forças políticas concorrentes à Câmara Municipal de Lisboa, cidade onde este problema se faz sentir com toda a evidência”. É já amanhã, 4ª feira, às 18 horas, no Cinema S. Jorge, em Lisboa.
Ainda olhando a campanha na capital, de notar os dois blogues que rodeiam Santana e Costa – ontem, no Lisboa com sentido do PSD, fazem-se extrapolações dos resultados de domingo: “Os votos obtidos pelas forças politicas que integram a Coligação Lisboa Com Sentido somaram mais 20.000 votos do que os resultados obtidos pelo Partido Socialista”.
Logo lhe respondeu o blog Unir Lisboa, que apoia António Costa: “A lógica das autárquicas, como sublinhou Rui Rio, nada tem que ver, com a lógica legislativa; Daí que tentar fazer qualquer comparação é desconhecer completamente o que tem sido a (não) correlação de resultados eleitorais autárquicos e legislativos em Lisboa”.
E vai ser assim nos próximos 15 dias, em Lisboa e por esse país fora. Com um pequeno intervalo hoje mesmo: Cavaco fala ao país para explicar as escutas. Ou talvez o humor de Henrique Raposo no blog Clube das Republicas Mortas faça mais sentido: “Tenham calma. Não se passa nada. (...) Cavaco vai dizer que votou PS, e que está tudo bem”.