Com o jogo de ontem entre Benfica e Real Madrid, estão apresentados os três grandes e não tarda começa a época. João Távora, no blog Risco Continuo, fala do que vê na TV, começando pelo Benfica, “uma vez mais o campeão da pré-época, titulo a que já nos vem habituando. O povo exulta. Depois dos especialistas escalpelizarem interminavelmente o auspicioso momento do “Clube da Luz”, ainda sobrou uns minutos para um comentário ao inevitável Futebol Clube do Porto (...), e para invectivarem sobre o passado do Sporting, que este ano não tem casos para grandes manchetes e vender jornais. Ao fim de uns anos (...), quem tiver memória apercebe-se facilmente como estes debates e considerações são completamente fortuitos e irrelevantes. Ainda não percebi porque é que esta tropa de comentadores desportivos não fazem como eu e metem umas semanitas de férias para arejar a cabeça”.
Ora aqui está um bom começo de conversa, a que acrescento agora o humor do benfiquista Rodrigo Moita de Deus: “Luís Filipe Vieira poupou os 4,5 milhões de Falcão para comprar outro jogador. Poupou os 6,5 milhões de Reyes para comprar outro jogador. No fim gastou 7 para comprar o Javi Garcia”. E Bernardo Pires de Lima, no União de Facto, titula mesmo um post com um “Halla. Benfica”: “reparo que o onze do Benfica para esta época é na esmagadora maioria composto por talentos de língua castelhana e certamente benfiquistas desde pequenos. É um pouco como o tipo que lança o pássaro antes dos jogos, espanhol e certamente benfiquista desde pequeno”.
No Blog Mesa Redonda, onde há autores para todas as cores, o Sporting é observado por João Niza, a quem parece inadmissível que, a dias de “um dos jogos mais importantes da época ainda não tenha o plantel definido. Se é Caicedo ou outro jogador, não importa. Tem é de ser uma mais valia para a equipa e não apenas mais um. Agora, claro que venha quem vier não vai estar em condições de jogar a Pré-eliminatória”.
Marco Copeto concorda: “Será que os dirigentes ainda não se aperceberam que a continuação da mesma equipa não vai trazer bons resultados? Será que ainda não viram que o Sporting precisa de renovar muitos sectores da equipa?”.
Falta olhar o Futebol Clube do Porto, que deixo ao cuidado de Nelson carvalho no blog Reflexão Portista: “Paira no ar um sentimento de orfandade, de vazio. Nada que tenha directamente a ver com a exibição Portista em si, mas pela ausência de três Reis Magos que compuseram o filão azul e branco nos últimos anos, Lucho, Lisandro e Pedro Emanuel. É no retorno ao estádio, no principiar de cada época, que verdadeiramente processamos as cíclicas perdas das nossas estrelas”. Ainda assim, Nelson remata: “Sem grandes espalhafatos e chinfrins tão típicos da 2ª Circular, Jesualdo vai moldando a sua equipa em conformidade com as suas ideias. As peças vão encaixando harmoniosamente (...). O caminho está traçado, com o mesmo objectivo de sempre, rumo à vitória!”
Rumo à vitória vão todos, embora o primeiro lugar seja só para um. Daqui a um ano lá chegaremos, porque a bola é redonda como a Terra, e não vai parar de rodar...