Sexta-feira, 17 de Julho de 2009

Blog da Semana : Gripe A

Já esperava que começasse esta outra febre ei-la na blogoesfera: a gripe A, informação, noticias, evoluções. Com graça, no blog que já aqui destaquei “Médico Explica Medicina a Intelectuais”, num post recente o autor perguntava: “Porquê este novo súbito interesse neste blogue?”. A resposta talvez esteja no próprio mote do blog: "Tanto dislate se ouve e lê, por vezes publicado inconscientemente, que decidi esclarecer quem me procurar, para que os jornalistas (e outros intelectuais!) sejam um meio para os 'media' fomentarem a literacia científica.".

Ora agora é que precisamos bem dela, em face de uma pandemia que não para de crescer. E da minha busca, bom, tanto quanto percebi, trago aqui o primeiro blog exclusivamente dedicado á Gripe A. Abriu no passado dia 6, diz pretender “ser um blog com informações actualizadas acerca da gripe A  e sua evolução no mundo, formas de contágio, cuidados, numero de casos”.

Tem alguns separadores para informação prática, destaco aqui, a titulo meramente preventivo, o separador dedicado aos sintomas da gripe A provocada pelo vírus H5N1. E são os seguites : Febres altas de inicio súbito, superiores a 38ºc; Tosse frequente e intensa; Cefaleias, Falta de apetite, Congestionamento nasal, Mal estar geral e dores na articulações, Vómitos ou diarreia. Neste caso, claro que o ideal é contactar a Linha Saúde 24 ou o seu médico.

Mas voltemos ao blog, que se encontra em gripea.blog.xoose.pt. Nesta fase inicial, parece mais um muro de informações e menos um blog. O ultimo post diz que “A Ministra da saúde anunciou mais 6 casos de Pessoas infectadas com o Vírús H5N1 responsável pela Gripe A levando a que Portugal ultrapasse a barreira dos 100 casos de gripe A. (...) Este vírus está imparável e atinge também os mais novos e adultos e não apenas Idosos debilitados por isso não se pense que só acontece aos outros. Portanto, caso suspeite de estar infectado seja consciente e não saia de casa contacte antes a Linha de sáude 24”.

Do ponto de vista do utilizador, é um blog pobre, sem grandes recursos, nem parece ainda devidamente pensado para abordar esta delicada, cada vez mais delicada temática.

Claro que não vão tardar mais iniciativas destas, porque a vontade de partilhar informação é grande, e o tema só pode vir a ganhar expressão nos próximos meses.

Para já, fica então o destaque e escolha da semana por ser o primeiro, este gripe A – o que não exclui, claro, uma visita regular ao site do ministério da saúde onde a informação é actualizada permanentemente. Dentro do sire www.min-saude.pt, há uma entrada especial para a gripe A que inclui os comunicados do Ministérios, os dados actualizados, as recomendações essenciais. 

Seguna-feira a Janela volta a abrir, evitando as correntes de ar que podem confundir uma constipação com o pior...

publicado por PRD às 00:16
link
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds