Sexta-feira, 26 de Junho de 2009

Blog da Semana: Holoteta

Música, hoje vamos para a música – a minha escolha da semana recai sobre um blog muito especial. É um espaço pessoal, assinado, em muitos momentos íntimos. Mas, também um blog autobiográfico onde, em episódios soltos, se está a fazer a História de um bocadinho da melhor música popular portuguesa.

A saber: o blog chama-se Holoteta mas a morada é diversa: neladeiras.blogspot.com

Isso mesmo: o blog da cantora e compositora Ná Ladeiras, a voz que marcou a Brigada Victor Jara, a Banda do Casaco, a voz a sol de Sonho Azul, a voz da mulher que, num percurso nem sempre linear, juntou alguns dos melhores e mais valiosos talentos da nossa cultura popular: de Miguel Esteves Cardoso aos Heróis do Mar, de Ricardo Camacho, de Rui Veloso a Luís Cilia. São muitos anos de musica e de canções, e o blog reflecte isso mesmo.

É que, além dos apontamentos pessoais da autora, muitas vezes poéticos, e além das fotografias e dos registos inimistas, aparecem aqui e ali história do seu rico passado. Por exemplo, a sua ligação a Miguel Esteves Cardoso: “Não parava de compor e o Miguel de escrever. Assim surge Hotel Ámen, que de um lado era carne e do outro espírito. Grandes planos! A editora, a meu pedido, concordou que fosse gravado no Mosteiro dos Jerónimos e, para isso, fez deslocar o seu estúdio móvel até Belém. A produção, desta vez, ficava a cargo de Carlos Maria Trindade. Não me lembro quantos dias se passaram. Sei que tudo acabou abruptamente. Ou porque achavam que não ia ser comercial, ou porque não se chegava a acordo sobre algumas situações, Hotel Ámen faliu. (...) Nestas coisas não há só um culpado, eu assumo que a pressão deu cabo de mim. Fiquei cansada e deprimida. Abandonei o "palco" onde se desenrolava a tragédia e afastei-me. Fiquei magoada com todos, incluindo o MEC. Saí de Lisboa, recolhi-me em Alhur. Decidi dedicar-me a plantar ervas de cheiro e toda a espécie de chás curativos”.

Noutro passo do blog, a História da edição do notável “Sonho Azul”, onde quiseram mudar o nome à cantora: “Quiseram ir a fundo e a sério com o lançamento da minha pessoa e para começar nada melhor que modificar o meu nome. (...) A questão prendia-se com “Né Ladeiras”. Não era nome para uma cantora quando atingisse os 40 anos...

- “Mas eu ainda só tenho 23!!!! - protestei - "Além de que este é o meu nome, sempre foi. Né, diminutivo de Nazaré, Ladeiras, apelido paterno. Sempre fui Né Ladeiras (...) Atónita e a pensar que algo de muito errado (...) se passava, assisti a uma cena irreal, que consistia em 2 listas telefónicas nas mãos do promotor e do produtor com a respectiva avaliação dos nomes alternativos para o novo baptismo”.

Baptismo que não existiu – Né Ladeiras é ainda hoje Né Ladeiras. Deixei dois exemplos de histórias desconhecidas, inéditas, que estão naquele espaço - mas o seu blog é tudo isto e mais a sua alma, o seu génio, o seu talento, Palavras, imagens, bocados da vida. Vale a pena conhecer esta outra musica, esta outra vida...

publicado por PRD às 19:17
link
De Bruno a 27 de Janeiro de 2010 às 20:59
www.emma-actividades-musicais.pt


Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds