Quinta-feira, 11 de Outubro de 2007

Catalina

Qualquer cidadão comum que tenha acompanhado, de início de forma diária, e depois mais espaçadamente, o caso Casa Pia, acha sem grandes dificuldades que nada, rigorosamente nada vai suceder, e nunca vamos entender o que ali se passou, ou melhor dito, quem era o quê nos óbvios abusos sobre menores. Até aqui tudo é lamentavelmente pacífico.
Mas do nada nasceu uma entrevista da Catalina Pestana, e depois disso Cavaco Silva abordou o tema, e a actual provedora da Casa Pia veio dizer que não sabia de nada sobre continuados abusos até aos dias de hoje. Repentinamente voltou a Casa Pia às existências em cima do balcão.
Opiniões, vamos a elas, João Miranda, Blasfémias:
“A provedora da Casa Pia declarou hoje que não tem indícios da continuação da pedofilia na instituição. O que deixa em aberto duas hipóteses: ou não existe pedofilia na Casa Pia, ou a direcção da instituição é incapaz de a detectar. Ou seja, ficamos a saber o mesmo”
Antes, já João Gonçalves tinha deixado no Portugal dos Pequeninos uma excelente imagem do tema:
“Catalina Pestana dirigiu a Casa Pia e chegou ao fim concluindo que os abusos continuam, coisa que até um deficiente profundo imagina que acontece. Se assim é, a senhora não foi uma boa dirigente porque não exerceu o adequado controlo interno e descurou o mando. Não basta deitar lama para a ventoinha”
Esta imagem da lama na ventoinha bem podia ser a imagem global do processo Casa Pia – lama sobre lama sobre lama... na ventoinha...
Luiz Carvalho, no blog “Instante fatal”, sintetiza uma ideia que deve andar nas bocas de toda a gente: “A velha senhora indignada faz lembra o orelhas: denúncia no timing certo, quando já não pode ser vítima da sua verdade. Se sabe tanto porque não fez nada enquanto lá esteve? Não era também para limpar a podridão que para lá foi?”
No Blog “Papiro” encontro perguntas pertinentes colocada pelo pseudónimo Maremoto:”A antiga provedora da Casa Pia diz que continuam a existir abusos sexuais de menores na Instituição. A actual - provedora? - diz que é mentira. O Presidente da Republica diz que se deve investigar o caso. Será que as pessoas não sabem dizer a verdade apresentando provas?”Paira sobre Catalina Pestada essa suspeita: agora que saiu, fala. Enquanto lá esteve, o que terá feito? É nesse sentido que vai o blog “Ovelha Perdida”: “Ficou muito mal vir denunciar que continua a existir pedofilia na Casa Pia, um ou dois dias depois de ter abandonado a instituição. Era quando lá estava que devia ter falado e agido. Para criticar é preciso alguma moral”.
Resultado: em vez de contribuir para esclarecer, como deveria ser seu desígnio, Catalina Pestana ocupou os últimos anos no acto heróico de confundir. As autoridades, a Casa Pia, a Opinião Pública. Deixou-se fotografar na praia para aliviar a carga. Mas pela blogoesfera fora fica essa ideia duvidosa e pouco clara sobre a mulher que tinha nas mãos o papel mais simples de todos neste processo: ser água limpa e cristalina em pessoa. Não foi.
publicado por PRD às 20:53
link | comentar
1 comentário:
De Madalena a 17 de Outubro de 2007 às 17:29
No mínimo paira uma lícita suspeita.


Comentar post

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds