"Nestes últimos cem anos, a história da arte, cujo sentido tem escapado ao entendimento dos especialistas tem sido a história daquilo que pode ser fotografado." – esta frase de André Malraux podia ser o mote do blog que constitui a minha escolha da semana. Foi lá, de resto, que encontrei a frase, e nestes dias que envolvem feriados, e em que muitas vezes ficamos em casa sem saber o que fazer, um blog pode transformar-se numa viagem, ou mesmo em múltiplas viagens. É o caso deste Grand Monde, Grande Mundo, cujo endereço é mesmo http://grandmonde.blogspot.com/.
Trata-se de um profundo e consistente blog de fotografia e sobre fotografia. De fotografia porque a reproduz, e a revela, e a edita na medida em que escolhe autores, exposições, obras, estilos, e há uma clara escolha de imagens e de ideias.
Mas também um blog sobre fotografia – análise, pensamento, uma profunda ligação à História. No editorial do blog diz-se um pouco mais: “Este espaço pretende ser de opinião e entretenimento. “Grand Monde da imagem e da fotografia em Portugal” porque o mundo da imagem e da fotografia é muito grande e com a blogosfera esse mundo está cada vez mais, literalmente, nas nossas mãos. Vou tentar escrever sobre fotografia e imagem. Vou também publicar outras postagens mais dispersas que pelo facto de estarem inseridas noutras temáticas, que não da imagem e da fotografia, nem sempre chegam ao nosso conhecimento. Eu sou a Ângela Camila Castelo-Branco e o Grand Monde é o mundo da imagem e da fotografia”.
E lá está: com a precisão e a dedicação da apaixonada, Ângela trata a fotografia com amor e carinho, e quando percebe que faz sentido explorar um tema em profundiade, não hesita. O blog, graficamente, é de uma extrema simplicidade, o que permite com facilidade passear pelas imagens e pelas histórias que contam.
Na zona final do blog, que é todo construído de cima para baixo, encontram-se links para os mais relavantes espaços mundiais dedicados à fotografias, sejam galerias, museus, centros de imagem, arquivos, até algumas empresas e sites pessoais.
Tudo escolhido por quem evidentemente sabe da matéria. É por isso um espaço precioso para quem gosta de fotografia – isto é, para quem gosta de imagem muita para lá das fotos de fim de semana em família. Para essas, bom, estão aí três dias, é aproveitar...