Entramos num fim-de-semana prolongado, há muita gente em férias ou a partir para férias, e a escolha do blog da semana fica antecipada para esta quinta. Optei por um blog que, de alguma forma, podemos ligar aos tempos livres, ou pelo menos à ideia de passa-tempo. Chama-se Paulo Freixinho, o que pode não dizer nada a ninguém, mas logo por baixo do nome se esclarece “Seja bem-vindo ao primeiro blogue português sobre um autor de Palavras Cruzadas”.
E é disso mesmo que se trata: Paulo Freixinho é um profissional das Palavras Cruzadas e dos passatempos em geral. Militante do tema desde os 14 anos, editou a sua primeira revista em 1990, a "Jogos Cruzados", já extinta. Conta ele que “A produção da Jogos Cruzados levou-me até à Agência Feriaque onde iniciei uma colaboração que dura até hoje e que já resultou em mais de 20 000 passatempos, onde se incluem cerca de 400 revistas, na maioria dedicadas aos mais novos”. Actualmente, assina as Palavras Cruzadas da Caras, Diário de Notícias, Público, 24 Horas, TV+ e Notícias Magazine.
Pelo caminho, é também um pintor e, como diz, “surgiu este "vício" dos blogs e aqui estou eu para mostrar ao "mundo" o meu trabalho”.
O trabalho de Paulo Freixinho está no blog, por todos os lados: em palavras cruzadas para os seus leitores, em dicas e ajudas para os passatempos que vai publicando nos jornais, e em pequenas histórias sobre a sua profissão.
Um blog muito dedicado a quem gosta deste tipo de jogos que nunca faltam nos jornais e nas revistas. Podem encontrar o blog em
Na história que Paulo Freicinho conta da sua vida, acaba por se perceber um pouco da sua paixão: “Quando comecei a fazer passatempos para a Agência Feriaque, aos 21 anos, seria certamente um dos autores de Palavras Cruzadas mais novos. Ao longo destes 17 anos, preocupei-me sempre com a qualidade dos passatempos que produzi. Aliar a qualidade à quantidade nem sempre foi fácil mas penso que o saldo é bastante positivo. Ainda sou do tempo da máquina de escrever e da tinta-da-china que servia para pintar os quadrados pretos nas grelhas das Palavras Cruzadas. (...) Houve tempos em que o volume de trabalho a fazer era tanto, que optei por fazer a barba apenas uma vez por semana para ter mais tempo para os Passatempos. (...) Hoje em dia, já não é assim. Veio o casamento, as duas filhas, mais uns anitos e, obviamente, tive que abrandar o meu ritmo de trabalho. Actualmente trabalho no sótão da minha casa, vantagens da Internet. Embora utilize o computador, não prescindo da folha quadriculada, da lapiseira, da borracha e... do dicionário, claro está!”
Ou seja: um trabalho de qualidade, personalizado, assinado, de autor, que o blog acaba por espelhar. É uma ideia que vos deixo – fim de semana longo, nada para fazer, porque não umas palavras cruzadas ali num blog ao virar da esquina...