Quarta-feira, 25 de Março de 2009

Olhares

Confesso, já não aguento mais conversa sobre o futebol português, a arbitragem, o Benfica e o Sporting. Mas a verdade é que o mundo dos blogues não se cala, Por reacção, fujo do futebol e procuro o desporto no balneário. Neste caso, no balneário da piscina, com Cristina Ferreira de Almeida no Delito de Opinião. Conta ela, com muita graça:

“De manhã cedo, assim que largam as crianças na escola, chegam as gordas. Vêm já de fato de treino e com o episódio da Oprah ainda na cabeça. "Tu podes ser o que tu quiseres. Basta querer", repetem, baixinho, a boiar na água morna, agarradas a um tubo de eferovite colorido e de olhos postos na professora esguia que esbraceja em seco. À hora de almoço cedem a vez às executivas. O balneário enche-se de mulheres em dieta permanente, de calças masculinas e sapatos de meio salto. (...) A meio da tarde chegam as donas das lojas e as profissionais liberais. Bronzeadas, carregadas de pulseiras e brincos, com fatos de treino brasileiros, fazem grande algazarra. (...)  É no lusco-fusco que aparecem as fatais. Vestidas de preto, de meias de rede e saltos agulha, puxam intrigantes malas de viagem de onde retiram peças de lingerie de renda negra. Antes de sairem do balneário, sempre maquilhadas,  verificam o telemóvel, mandam o último sms com um sorriso misterioso. Mas para onde é que elas vão?”.

O texto foi aqui condensado, mas é um outro olhar sobre a realidade que se encontra na blogoesfera. Como este, de Jorge Fiel do blog Lavandaria:

“Nós, portugueses, temos tatuadas no nosso carácter algumas idiossincrasias que nos perdem – fazendo com que continuemos a divergir da União Europeia e a ser alegremente ultrapassados pelos países do alargamento. Uma dessas coisas é considerar chique chegar atrasado.

A conferência de imprensa do presidente da Câmara está marcada para as 15 horas? Se aparecer antes das 15h30 ficará para todo o sempre conhecido como o jornalista precoce (...).  A vernissage de uma exposição está marcada para as 19h00? Se ousar chegar antes das 19h45 ficará para todo o sempre classificado como o bimbo desocupado – e arrisca-se seriamente a chegar antes dos organizadores.

O jantar está marcado para as 20h30? Se se atrever a chegar antes das 21h30 ficará para todo o sempre com a fama de ser o convidado esfomeado. (...) Tenho para mim que este país não vai para a frente enquanto chegar atrasado for considerado chique e as Paulas Bobones indicarem nos seus manuais de etiqueta e boas maneiras o atraso mínimo com que se deve chegar a eventos sociais”.

Assim, de uma penada, dois olhares, duas crónicas de sociedade que se podem encontrar a meio de uma semana onde só o futebol motiva os bloggers. Foram dois dias dedicado ao tema, hoje tinha de sair. Ainda passei no blog de José Saramagpo – mas como agora decidiu publicá-lo diariamente num jornal, perdeu parte da sua graça natural. Sigamos e fechemos esta verdadeira fuga para a frente olhando o escritor de outra forma, no blog do Arcebispo de Cantuária: “Algo me diz que o vencedor das eleições deste ano vai ser Saramago. Os políticos andam a ler o Ensaio sobre a Cegueira e nós o Ensaio sobre e Lucidez”.

publicado por PRD às 01:31
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds