Sexta-feira, 20 de Março de 2009

Blog da Semana: Portugal a Pé

Tudo começou em Fevereiro de 2008, ou seja, há pouco mais de um ano: Nuno Ferreira, jornalista com créditos firmados no Público e no Expresso, decidiu empreender uma aventura pelo menos original: atravessar Portugal a pé. Começou em Sagres, e acabará algures a norte. E no começo foi assim:

“Estava verdadeiramente nervoso naquele primeiro dia. Decidira começar a atravessar o país por Sagres para obter um tempo mais ameno e, claro, pela simbologia também. Não tinha feito qualquer preparação física e carregara demasiado a mochila, que devia pesar então, uns 15 quilos. Sagres recebeu-me soalheira, apenas alguns surfistas, uns homens a jogar pétanque na praça, auto-caravanas junto ao mar, alguns turistas beberricando vinho branco”.

O começo, então. Nuno Ferreira começou por publicar na revista do Expresso o diário dessa longa viagem. Mas rapidamente percebeu que havia mais mundo para lá do papel impresso – e então veio o blog, onde esta longa caminhada ganha cores em imagens excelentes e vídeos, além dos textos publicados no jornal e os inéditos que vão aparecendo aqui e ali. De resto, neste momento nem publica já no jornal, só no blog, e muitas vezes.

O projecto é, já se vê, uma aventura permanente, com a sua dose de improviso e a componente essencial de jornalismo. Um exemplo ao acaso, este:

“Acabara de passar pela placa de Alcafache quando me começou a remoer no cérebro a memória da maior tragédia ferroviária de que há memória em Portugal. Tudo aconteceu ali a 11 de Setembro de 1985. O Sud-Express, uns 200 metros, 10 ou 12 carruagens, directo a Paris com cerca de 300 passageiros a bordo embateu de frente com um comboio regional com destino a Coimbra, ambos a 90 quilómetros à hora. O resto foi um horror, as imagens lancinantes que me lembro de ver pela televisão, os mais de cem mortos. Larguei a estrada movimentada entre Mangualde e Nelas e por ali fiquei, entre receptáculos de plástico para velas há muito ardidas, flores que murcharam e um painel muito bonito que me transportou de novo às imagens da época, carruagens emaranhadas numa encenação de horror, um homem a gritar "Perdi a minha mulher!", o então primeiro-ministro acabado de chegar de helicóptero”.

A acompanhar o texto, a fotografia que ilustra, no fundo uma nota num desvio da caminhada.

Neste momento Nuno Ferreira anda por Ovar, quem vir o blog vai encontrar o mapa de Portugal e os caminhos entretanto percorridos, e pode depois acompanhar os caminhos que se seguem.

Uma excelente ideia que podem encontrar em “portugalape.blogspot.com”. Um projecto que tem tanto de jornalístico quanto de romântico, e sem duvida uma daquelas ideias que parece ter mesmo mesmo a cara de blog. E lá está ele, e dentro dele o caminho mais longo de Nuno Ferreira. É a minha escolha desta semana, com votos de... boa viagem.

 
 

publicado por PRD às 01:27
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds