Quarta-feira, 18 de Março de 2009

O contentor da discórdia

Há uma escola, um contentor, ciganos – e logo a seguir, polémica. Fala-se de racismo – mas logo chega a responsável, directora-regional de educação do Norte, Margarida Moreira, e até fala em discriminação positiva. Como eu, muitos bloguers se lembraram deste nome e de polémicas passadas. Tomás Vasques não resiste e escreve: “Não sei quem fala verdade, mas a D. Dren – aquela senhora que mal sabe escrever – só arranja encrencas. Mal sai de uma, entra logo noutra. É preciso ter faro”. No 31 da Armada, o dia começa também com ela: “A Senhora Directora (..) conseguiu explicar que manter crianças ciganas separadas em contentores é uma forma de discriminação positiva. Hoje, como noutros tempos, é preciso prevenir o bem estar das minorias evitando que se sintam intimidadas com a presença das maiorias. Isto foi hoje, às oito da manhã. É meio dia e a senhora

continua em funções”. A meio da tarde era já Afonso Azevedo Neves quem notava, “são 17:30, A tal Margarida Moreira ainda está em funções?”.

Daí para a frente, são opiniões: “Estou perfeitamente estupefacto com o facto de no meu país ser possível colocar crianças de uma etnia afastadas das outras crianças e colocadas num contentor”, escreve Luís Menezes Leitão no blog Lei e Ordem: “Só por humor negro se pode chamar a isto "um caso intermédio de integração”. (...)

Alguém deveria explicar aos apoiantes desta solução o que sente uma criança numa escola, quando vê os seus colegas colocados num edifício normal, e ela própria ser levada para dentro de um contentor, apenas por causa da etnia que tem. Mas pelos vistos a capacidade de indignação é algo que começa a escassear nos  tempos que correm”.

A ver pelo mundo dos blogues, indignação não falta e um bom exemplo é o post de João Luís Pinto no Insurgente: “Só podemos mesmo pasmar e interrogarmo-nos: se o contentor fosse um luxuoso lounge e se as criancinhas fossem todas brancas, numa população escolar toda cigana, também seria “discriminação positiva”? Ou era “negativa”?

A autorização dos pais basta para sustentar a segregação, mas a sua decisão já não é valida para escolher a maneira como o seu filho é educado?

Tudo isto tresanda a hipocrisia, e testemunha o desnorte generalizado das mais variadas instâncias políticas, aos mais diversos níveis”.

No blog Pressa de Chegar, Jorge argumenta com o falso moralismo e sou tentado a concordar com ele: “Este assunto não é uma causa anti-socialista, não é uma questão de esquerda, não é uma cabala. É puro e simples chico-espertismo na resolução de uma situação incómoda. Daquelas que ninguém quer aturar. E é por isso que é discriminação pura. Aliás, tudo estaria na paz do senhor se ninguém tivesse dado com a língua nos dentes”. Faz sentido, neste quadro, o que escreve Daniel Santos no blog 2711: “não sei se o caso é de racismo ou não, mas que algo está podre e precisa de ser mudado, é uma certeza”.

Parece evidente que muitas coisas estão podres no nosso mundo social – e que em ano de eleições tudo, literalmente tudo, será aproveitado. Este é apenas um caso – muitos por aí virão no mesmo caminho.

publicado por PRD às 01:25
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds