Terça-feira, 17 de Março de 2009

The return of Santana

Este vai ser um ano eleitoral forte – e como temos visto nos últimos anos, a internet ganha terreno no marketing, no debate, e acaba por vencer imprensa, rádio e TV na profundidade com que pode dedicar-se aos temas - a sua imensidão e o facto de não ter limitações de espaço e de tempo ajudam, claro.

Pedro Santana Lopes sabe que por um voto se ganha e por um voto se perde, e sabe que tudo não é demais no combate que tem pela frente. Por isso, há vários dias que o seu blog vem anunciando o lançamento do blog oficial da campanha. Quinta-feira da semana passada, a guerra abriu as suas portas e nasceu “Lisboa Com Sentido”, o blog oficial da campanha do candidato social-democrata. A ideia base é a mesmo assente na palavra sentido – o que faz sentido e o que não faz sentido, e uma ligação aos cinco sentidos. No editorial de abertura do blog está tudo claro: “Neste espaço vamos querer ouvir. Responder, debater. Mas não vamos atacar nenhuma pessoa, nem sequer quem tenha por hábito ofender”. Depois apresentam-se prioridades: “Ambiente e eficiência energética: uma questão de civilização, já mesmo de sobrevivência. (...) Repovoamento e reabilitação: uma questão de consciência (...). Acessibilidades e eliminação das barreiras arquitectónicas: uma questão de dever comunitário pelos direitos de todos.
Boa mobilidade e uso sistemático dos transportes públicos: uma questão de método e de qualidade no quotidiano.
Humanidade e inclusão social: uma questão de princípio para quem pense nos que precisam de mais atenção e mais cuidado”.

E no final, a ligação à palavra-chave: “É sentido o que dizemos: vamos dar sentido às coisas. O sentido da Democracia só existe quando as palavras não são ditas ou escritas em vão. Principalmente, no momento nobre de uma eleição”.

Está então aberta esta primeira frente de campanha: em Lisboa, Santana Lopes adianta-se e lança o seu blog. Nas legislativas, Sócrates também se chega à frente mas na versão site, mais sofisticado, eu diria obamizado, dadas as cores e os contornos do site. O próprio texto de entrada do actual primeiro-ministro é institucional na fórmula e no apelo ao eleitor: “Neste ano em que os portugueses vão ser chamados a fazer escolhas, é preciso lembrar que este não é um tempo para aventuras. O tempo que vivemos exige responsabilidade na acção, sentido de Estado, rigor, apoio às empresas e ao emprego, investimento, diálogo social e estabilidade política”.

Ao longo do ano, podemos preparar-nos porque vamos ser literalmente inundados por sites, blogues, twitters e facebooks eleitorais e políticos. Ficam os primeiros sinais, à Janela eu vou vendo chegar os candidatos...

publicado por PRD às 01:23
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds