Terça-feira, 10 de Março de 2009

Três anos com Cavaco

Cavaco Silva é Presidente há 3 anos e claro que isso dá balanço, mesmo que, como escreve José Medeiros Ferreira, “pouco” se possa “concluir do seu mandato, prudente, cauteloso, com desejo de acertar, aqui e ali mal aconselhado. Ainda não passou por nenhuma daquelas provas que definem um consulado”. Um dos seus eleitores foi Duarte Calvão, do blog Risco Continuo, que confessa que “dificilmente” voltará a votar em Cavaco: “a verdade é que, eventualmente tolhido pelo facto de ter que mostrar que (...) conseguia coabitar com o Governo socialista, (...) fora duas ou três questões que só interessam a analistas políticos, não se nota grande diferença dos seus antecessores. E ele, que foi um óptimo primeiro-ministro, vai provavelmente terminar o seu primeiro mandato presidencial deixando o País pior do que o encontrou”.

Já Helena Matos, no Blasfémias, resume três anos a uma palavra: “Decência”. Com prós e contras faz Nuno Dias da Silva o seu balanço no Civilização do Espectáculo: “Pela positiva: os discursos em que ousou falar verdade e colocou o dedo na ferida, alguns vetos políticos que embaraçaram o governo e a adesão às novas tecnologias (...). Pela negativa: a manutenção no Conselho de Estado de Dias Loureiro (...), o excessivo empolamento do caso envolvendo o Estatuto dos Açores e o enxovalho, perante a sua complacência, que foi alvo na Madeira ao não ser recebido na Assembleia Legislativa regional”. Duas palavras que me parecem óbvias: “Discreto e rigoroso”. Assim considera António de Almeida no Direito de Opinião. Por acaso, ou talvez não, no momento em que comemora este aniversário o Presidente realiza um Roteiro para a Inclusão onde, perante desempregados do distrito de Braga, disse; “deixo-vos a minha solidariedade, o que é pouco, mas não tenho mais para dar.

A frase foi feliz, levou Carlos Araújo Alves no blog Ideias Soltas a dizer: “Parece pouco? Pois a mim parece-me muito. Muito mais do que esperaria de Cavaco Silva ou de qualquer outro político ou economista - a humildade de reconhecer que não sabe, não tem solução, mas que está ao lado deles. Estou surpreendido? Mais do que isso. Estou rendido!”

Leio muitos mais blogues com este tipo de apreciação, e deixo apenas mais um, o Fractura.net: “Cavaco Silva assume o que os partidos políticos deveriam ter já assumido há muito: a necessidade de pegar no assunto, esclarecer devidamente todos os parceiros sociais e ser esclarecido por estes. Como Presidente da República, Cavaco está a dar uma lição de humildade aos representantes sociais – partidos, gestores, sindicatos, trabalhadores”.

Foi a cereja em cima do bolo de anos – a que posso também acrescentar a ideia de João Vilallobos, no Corta-fitas, que montou um inquérito aos leitores com esta pergunta: “Cavaco Silva merece os parabéns pelos seus 3 anos de mandato?”. A maioria absoluta estava do lado do sim: 24 % diziam que até merecia “uma prenda supimpa” e 39% aprovava, embora pedisse mais.

Mais um ano, isso vamos ter de certeza...

publicado por PRD às 18:22
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds