Segunda-feira, 9 de Março de 2009

Alegrices

José Sócrates tem razão para alguma impaciência: não lhe bastava a crise, o estado do país, e ainda tem que se confrontar com uma facção no seu próprio partido. Manuel Alegre “estica a corda”, como ele próprio diz. José Teófilo Duarte no Blog Operatório reflecte um bocadinho o incómodo que se começa a sentir mesmo à esquerda: “Nós, os do país real, já não percebemos o porquê de tanta mesura para com o trovador coimbrinha. Desistiu daquela ideia de partido? Parta para outra. Já não há paciência para tanta serenata ao vento”.

O fim-de-semana, nessa matéria, foi dos críticos, como escreve Tomás Vasques: “No Expresso, tivemos a entrevista de Manuel Alegre; (...) no Diário de Notícias, é a vez de Helena Roseta, ex-social-democrata e ex-socialista, apoiante de Manuel Alegre, ser entrevistada. Li atentamente a entrevista. Gostei (...) da síntese que acompanha a fotografia: «PS não está a medir o grau de revolta, está a iludir-se com as sondagens.» Helena Roseta também sabe qual o caminho para Belém”.

Até agora, Alegre tem sido tratado com pinças, como sublinha FT no blog Insubmisso: “O silêncio do PS sobre Manuel Alegre é ensurdecedor. Os socialistas agarram-se à bandeira da liberdade de opinião para tapar o insulto de opinião. Uma espécie de paciente com uma perna sem circulação, tecido morto, infecção a alastrar mas que recusa a amputação”. Recusa, digo eu, mas nem sempre...

... Na verdade, há um momento a partir do qual a tampa salta a qualquer um, como sucedeu ontem: Coutinho Ribeiro, no blog Delito de Opinião, acha “deslocada a forma como José Lello se referiu ao carácter de Manuel Alegre”, mas reconhece que “Alegre não pode estar e não estar no PS conforme lhe dá jeito ou não. Não pode usufruir da vantagem de ser um "histórico" do PS e andar de braço dado com o Bloco de Esquerda (...). Não pode andar a fustigar permanentemente o PS e deixar de ir debater o PS ao congresso”. No mesmo blog, Pedro Correia tem outra opinião: “há (...) muitos eleitores socialistas que pensam como Alegre. E que se revêem, hoje mais que nunca, nas palavras desencantadas do poeta. Sócrates jamais revalidará a maioria absoluta sem estes eleitores”. No Corta-Fitas, Bruno Pires também segue esta ideia: “se Manuel Alegre repetir a votação das presidenciais - caso consiga fundar um partido até lá, aliando-se, por exemplo, ao Bloco (...) - o actual primeiro-ministro diz adeus, pelo menos, à maioria absoluta”.

Parece cada vez mais insustentável a relação entre a esquerda de Alegre e o resto do PS – e Paulo Pinto Mascarenhas tem razão, no ABC do PPM, quando fala em “campanha de relançamento político de Manuel Alegre depois do XVI Congresso do PS” e lhe chama “A operação "agarrem-me se não eu candidato-me".

Temos novela para os próximos tempos, por isso vale a pena fechar com humor. Muita graça, digo eu, tem Pedro Picoito no Cachimbo de Magritte, sob o titulo “Dupond e Dupont”: “Manuel Alegre está para o PS como Passos Coelho para o PSD. A diferença é que Alegre escreve livros que ninguém lê e Passos (Coelho) lê livros que ninguém escreve”

 

publicado por PRD às 00:21
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds