Quinta-feira, 5 de Março de 2009

Simplex

Ontem o Simplex voltou a ser palavra de ordem: o Governo apresentou um pacote de 200 novas medidas no âmbito do Programa de Simplificação Administrativa e Legislativa. Termina o do boletim de vacinas em papel e reforçou-se a desburocratização nas áreas da saúde e das Pequenas e Médias Empresas, entre outras decisões.

João Eduardo Severino, no Risco Continuo, recorda que “Simplex na Função Pública ainda é uma miragem na maioria dos departamentos. Experimentem entrar nos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras”. E depois queixa-se do IRS electrónico: “entrei no site das Finanças, fui até ao IRS e... bem, aquilo é de tal forma complicado e confuso que desisti. Já vou de patins a caminho do escritório do contabilista...”

O Simplex é uma boa ideia? Joshua, no Palavrussaurux Rex , diz que sim: “Tem sido responsável pelo decréscimo de custos operacionais e efectiva desburocratização? Tem”. Mas é claro que não salva a legislatura e a seguir o blogger desdobra-se em críticas ao governo.

Muitos blogues, aliás, acham que estas 200 novas medidas são poeira para os olhos dos eleitores com duvidas...

Carlos Nunes Lopes, no 31 armada, acha que simplex é... “esperar sentado: “Encerramento de centros de saúde. Longas listas de espera para cirurgias. Absurda diferenciação entre público e privado. Urgências caóticas. Dois Ministros da Saúde depois... O Governo apresenta a Reforma da Saúde:

espere... sentado.”

Na verdade esta palavra simplex parece mexer um pouco com toda a gente, e há sempre mais uma história para contar. No site do Expresso, os comentários dos internautas transbordavam olhares desconfiados:

“Estas medidas são muito bonitas mas pouco práticas. Já o cartão do cidadão que devia simplificar a vida às pessoas é mais caro, mais lento e obriga a trazer uma folha A4 com os dados do cartão de Utente pois a maioria dos centros de saúde não têm máquinas que permitam a leitura do novo cartão”.

 

No site do jornal Público, a notícia de ontem contabilizava, pela noite, mais de 80 comentários de todo o tipo. Dizer mal é um passatempo de que gostamos particularmente, por isso fecho com um comentário que encontrei, anónimo, e que diz mal de quem diz mal: “A resistência à mudança corre farta nas veias dos portugueses. "Estava mal e ficou pior" "Por mim era assim..." "Eu gostava era que..." TRISTE fado! No Simplex houve muitas medidas com bons resultados. E outras que terão tido menos impacto. O balanço global é positivo. Trabalho e dinâmica é coisa que as pessoas já não estavam habituadas a ver na Administração Pública... E agora estranham, é claro”.

Dizer bem também faz bem á saúde – e neste caso, é simples, é simplex...

publicado por PRD às 00:19
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds