Terça-feira, 3 de Março de 2009

A escolha Vital

Ontem abordei o Congresso do PS de uma forma global, hoje aproximo a lente da escolha de Vital Moreira para cabeça de Lista do Partido às eleições europeias, facto que Rui Carmo, no Insurgente, nota que colide com outro facto: “Ainda ontem o vi na TVI 24, na boa companhia de Vasco Pulido Valente e Rui Ramos, a afirmar - se a memória não me falha -, que não tinha informações sobre a escolha do cabeça de lista do PS para as eleições para o parlamento europeu”.

Agora, já sabe tudo e vai ter de escolher. Ou melhor, escolheu já. Vital Moreira, deixem-me que vos diga, é um dos mais prolixos militantes da blogoesfera – e no blog Causa Nossa tem sido mais papista que o papa, um defensor deste governo mais amigo de José Sócrates do que o próprio José Sócrates. Veremos como será daqui para a frente...

No mesmo blog Insurgente, André Azevedo Alves escreve, como se fosse um exemplo: “se um dado académico tiver um perfil público e estiver alinhado de forma próxima com o Partido X, é de esperar que os vários pay-offs associados ao processo político gerem fortes incentivos em termos de interesses pessoais no sentido de esse académico subscrever (...) a linha de opinião que mais favorece o Partido X. Estranhamente, (...) Vital Moreira parece ignorar este ponto relativamente básico”. No 31 da Armada, Nuno Miguel Guedes puxa a brasa à sardinha dos blogues: “Vital diz que está feliz «aqui». E que está surpreso (...). Aceitou a nomeação ontem à tarde, o que significa que não terá sido primeira escolha. E fala do seu blogue. Definitivamente estamos na moda...”

No Delito de Opinião, Carlos Barbosa de Oliveira vê a “rosa murcha” e nota-se que também releu os escritos recentes de Vital Moreira: “Acredito que, para muitos leitores, a escolha de Vital Moreira tenha sido uma surpresa. Não para mim, que conheço bem como Sócrates premeia os seus fiéis e me habituei a “ler” os encómios diários do Professor de Coimbra como um sinal “. Um sinal que acaba por se alargar a outras escolhas para estas eleições europeias, como bem recorda Henrique Burnay no 31 da Armada, chamando-lhe Campanha Vermelha: “Com Ilda Figueiredo (um pouco aburguesada), Miguel Portas e Vital Moreira (...) nestas europeias os portugueses têm imensos ex-comunistas por onde escolher”. Nem por acaso, no Delito de Opinião, João Carvalho recupera palavras de Pedro Marques Lopes na SIC-Notícias: «Vital Moreira é a Zita Seabra do PS.»

Deixando as brincadeiras de parte, e sabendo que a escolha é para a Europa, ainda assim não resisto a recuperar uma ideia que Vital Moreira deixou no seu blog em 2005: “Não se podem pedir sacrifícios a toda a gente e depois consentir a continuação da situação de impunidade da corrupção e da improbidade política e administrativa que grassam em muitas esferas da nossa vida pública”.

Isto nada tem a ver com Europa, mas dado que a escolha de Vital foi de José Sócrates, não é de mais deixar por aqui no ar uma das boas ideias que estão no seu blog. Quem sabe, dê algum resultado...

publicado por PRD às 00:17
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds