Segunda-feira, 2 de Março de 2009

O Congresso que consagra

O congresso do Partido Socialista, este fim-de-semana, dominou o mundo dos blogues – tanto quanto sei, terá reunido o maior número de bloggers credenciados num congresso partidário. Muitos blogues a cobrir em directo, a observar o congresso ao minuto, mas deixem-me que vos diga: sem grande efeito prático. Na verdade, 3 canais de TV com noticias em directo acabam sempre por anular este efeito imediatista da blogoesfera. Ainda assim, vamos olhar o congresso – hoje ele por ele, amanhã falaremos de Vital Moreira.

Congresso socialista, bom Tomás Vasques respondeu aos que se queixam de falta de debate: “Nos congressos nunca assisti a debates. Nem nos do PS, nem em qualquer outro partido. No período que antecedeu o congresso nenhum outro partido (...) foi sujeito a um debate tão intenso. Um debate dentro e fora do PS. Manuel Alegre, destacado militante do PS, lançou o debate sobre a «esquerda» e sobre os «caminhos» que a esquerda deve trilhar. (...) Teria proporcionado um debate directo com o líder do partido caso tivesse assumido a candidatura a secretário-geral do PS. Mas, pelos vistos, não esteve para aí virado. Apesar disso, debate no PS a anteceder o congresso não faltou”. Alegre não apareceu, as apostas e bocas dos blogues acabaram por morrer na praia...

Outro tema recorrente, a luz que faltou, sábado à noite, no pavilhão de Espinho. Nos Bichos Carpinteiros escreveu Joana Amaral Dias: “O congresso do PS está às escuras. É a metáfora viva ou a campanha negra? Nada disso. Choque tecnológico”.

No blog ABC do PPM, Ana Sá Lopes, escreve aquele que pode ser o melhor resumo do que se viu ao longo do fim de semana: “O Congresso do PS não serviu para mais nada do que para dar energia à máquina que está obrigada a ganhar as três eleições do ano, uma delas com maioria absoluta. José Sócrates, autoproclamada vítima da maldição justiceira dos media e dos órgãos de investigação criminal que dão crédito a cartas anónimas, alvo inocente de "um qualquer director de jornal" [...], de uma televisão () vai junto do povo (...) para uma operação de resgate de imagem, mas não só. A operação PS 2009 apresenta-se ao eleitorado para resgatar a própria "democracia". Não é pouco o que o secretário-geral colocou agora em jogo para 2009: já não se trata de prosaicamente escolher (...) o mais capaz para formar governo. Trata-se de vencer os tais "poderes ocultos" (...). A dramatização da "calúnia" e a vitimização do "caluniado" já estão na rua e ameaçam transformar-se no principal eixo da campanha da reeleição”.

Se juntarmos a esta síntese feliz de Ana Sá Lopes uma frase de Francisco José Viegas na Origem das Espécies – e essa frase diz: “Sócrates esteve à defesa. À defesa contra o país inteiro, mesmo aquela parte do país que - tendencialmente - pode votar nele” – bom, se juntarmos tudo isto, temos uma imagem do Congresso socialista para lá do folclore do costume e dos fait-divers que marcam todos os encontros dos grandes partidos. Para lá disso, só mesmo a noticia de Vital Moreira para o Parlamento Europeu. Mas sobre isso falo amanhã...

 

publicado por PRD às 00:16
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds