Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2009

Blog da Semana: Há Vida em Markl

A última vez que consultei o ranking dos blogues nacionais, estava em 8º lugar nos mais vistos, com uma média diária de 8500 visitas. É um fenómeno de sucesso e de audiência que pode explicar-se pela conjugação de múltiplos factores, que passam pela televisão, pela rádio, por uma auto-promoção muito eficaz ao longo de anos e anos, primeiro na rádio, depois nas plataformas de internet.

É assim que chega hoje ao patamar superior de sucesso Nuno Markl e o seu blog, Há vida em Markl, que é blog mas tb é site, e net tv e sei lá mais o quê.

Escolho-o blog da semana porque ele representa um outro patamar, ou outra forma de encarar este universo: é quando um blog se assume como espelho do seu autor, assumidamente dedicado aos admiradores. Ou seja: mais do que um diário pessoal, um espaço de opinião ou uma ideia de comunicação, aqui trata-se de alimentar milhares de fãs de um artista cuja postura é fazer de conta que é um homem comum...

Nuno Markl é um homem normal, quer passar despercebido a fazer humor e a cultivar ideias modernas. Mas no blog ele passa a personagem dele próprio e leva com ele a namorada. Leio: “O Só Visto da RTP acompanhou o dia que eu e a Ana passámos no jornal Metro, a dirigir a edição especial de Dia dos Namorados. O dia histórico em que eu disse adeus à minha barba, por amor. A reportagem ficou magnífica”.

Noutro dia, Markl vê finalmente o resultado da adaptação que fez de um filme de animação e escreve: “As reacções foram muito boas. Foi óptimo perceber que o Rui Brazuna, da Premiere, (...) e o João Miguel Tavares, da Time-Out, (...) gostaram não só do filme em si (...) mas também da tradução e adaptação...”. Que é de Nuno Markl.

Dois dias antes anuncia a tal edição do jornal que vai dirigir por um dia com a namorada e avisa: “Vamos (...) passar o dia na redacção do Metro a criar aquilo que pretendemos que seja a menos lamechas celebração do São Valentim que já se publicou. Poderão acompanhar a coisa nas reportagens que a PFTV fará ao longo do dia e, como é evidente, através de um ou outro twit que me ocorra enviar durante a odisseia. Na sexta-feira poderão ler o resultado final, que é quando sai o jornal propriamente dito. Posto isto, vou à vidinha”.

Nuno Markl é um reconhecido e excelente profissional da comunicação em Portugal. Mas é também o dono de um ego gigantesco disfarçado por aquela imagem simpática do tipo comum. A mistura dos dois dá este blog interessante que mostra uma outra forma de manter interacção com quem segue as vidas públicas e, ao mesmo tempo, manter acesa a chama que alimenta os admiradores. Um artista pop, em resumo, que podem encontrar em havidaemmarkl.blogs.sapo.pt/. Fica eleito não o meu blog, mas o meu ego-blog da semana...

publicado por PRD às 01:10
link do post | comentar
2 comentários:
De Povd a 23 de Fevereiro de 2009 às 19:50


Tenho pena que o seu programa sobre blogs tenha acabado. Nunca era chato.

Todos os programas universitários portugueses sobre gestão, na cadeira de e-marketing, deveriam ter um case study sobre o Nuno Markl. Ele é (quase) tudo que uma empresa/marca deveria fazer online.



De vitor soares maganinho a 25 de Fevereiro de 2009 às 15:55
Amigos, queria pedir a todos que estão descontentes com a política deste país e principalmente com a corrupção que gravita em tudo quanto é eleito e/ou elegível neste país.

Visitem o meu Blogue e copiem a mensagem de "LUTO POR PORTUGAL" - "EU LUTO CONTRA A CORRUPÇÃO NESTE PAÍS". Encontra-se na barra lateral direita.

Coloquem nbos vossos blogues e vamos tentar criar um movimento de revolta da sociedade civil contra esta imundisse que nos tolhe, rouba, engana, mente, subjuga, insulta, etc. Etc. TODOS OS DIAS DAS NOSSAS VIDAS.

Os blogues são o que nos resta de liberdade (ainda...) tudo o resto está dominado.

Vamos tentar acordar este país...

Divulgem esta mensagem e a campanha.

http://matosinhosonline.blogspot.com/

PS:Esta é uma mensagem para si, não precisa publicar o comentário mas se o desejar, pode fazê-lo.


Comentar post

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds