Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2009

Também há boas notícias...

Cá vai desabafo: a direita tem acusado o PS (e especialmente José Sócrates) de ter trazido de novo ao debate público o casamento entre homossexuais com a clara intenção de desviar atenções sobre a crise, o estado da nação, e com isso capitalizar votos para as eleições. Mas quem se dê ao trabalho de andar de blog em blog à procura de denominadores comuns que determinem a actualidade, vê o quê?

Vê que aparentemente o PS conseguiu o que queria e a direita é pouco inteligente e caiu na esparrela: só se fala de homossexuais, casamentos, direitos e leis. Para ajudar à festa, veio D. José Saraiva Martins dizer que há sexualidades normais e outras anormais. Ficou tudo aos gritos e Cristina Ferreira de Almeida, geralmente contida, veio logo ao Delito de Opinião escrever e arrasar: “Julgo que o facto de se achar que a homossexualidade "não é normal" não implica que se conclua que um homossexual não tem capacidade para "providenciar a formação das crianças". Veja-se o caso dos padres: ninguém pode achar "normal" que um ser humano adulto e livre faça votos de celibato e abstinência. "Normal" não é de certezinha. E, no entanto, entregamos com gosto a educação dos nossos filhos a essas pessoas. Fazemos mal?”.

Um assumido social-democrata, Pedro Marques Lopes, também vem a terreiro no blog Sinusite Crónica: “Eu, por exemplo, também não acho normal que um cidadão maior e vacinado não tenha vida sexual ou que acredite que três pastores tenham conversado com uma enviada de Deus, (...) mas não tenho outro remédio que não seja viver com pessoas que não tenham o mesmo conceito de normalidade que eu. Mais, até as respeito e convivo com elas. Não lhes nego o direito de defender e dizer anormalidades”.

Como se vê, parece que o PS tem razão desta vez e que este debate é relevante e vale a pena fazê-lo. Vai continuar, estou certo disso. Aqui na Janela Indiscreta vou estando atento, e deixo sinais. Mas hoje apetece-me fechar o dia a dar uma boa noticia: pela primeira vez, que eu saiba, de um blog nasce uma editora de livros. Já aqui os destaquei quando nasceram, chamam-se Booktailors, assumem-se especialistas em edição literária, e alimentam diariamente um blog altamente especializado, o Blogtailors. Esta semana anunciam: “A Booktailors (...) lançará, no final deste mês, a obra "A Edição de Livros e a Gestão Estratégica", de José Afonso Furtado. Esta obra inaugura assim a colecção delineada e apresentada desde o início da Booktailors, que pretende construir uma biblioteca fundamental para todos os profissionais, investigadores e interessados no sector da edição”.

O livro do antigo Presidente do Instituto Português do Livro e da Leitura, e membro da Comissão de Honra do Plano Nacional de Leitura, é portanto o primeiro de uma nova marca – e quem o compre através do blog tem desconto e portes gratuitos.

Um passo mais na versatilidade e utilidade da plataforma. Afinal, uma boa noticia que aqui deixo num tempo basicamente marcado por más notícias.

publicado por PRD às 01:08
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds