Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2009

Vêm aí os homossexuais...

A jornalista que deu a noticia no Público online foi clara: “Não é ainda um apelo à mobilização dos fiéis contra a legalização do casamento entre homossexuais, mas é uma advertência clara da Igreja Católica, com endereço para o secretário-geral do PS, José Sócrates, tendo no horizonte as próximas eleições legislativas”. E rezava assim, pela voz do secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, Manuel Morujão: “Os cristãos, seguramente, tomarão as suas conclusões, porque não é fiável quem se mete por estas aventuras, em que a sociedade fica exposta a feridas, que são profundas”. Feito o aviso, vejamos os comentários. À esquerda, Pedro Sales no blog Arrastão: “Por mim, nada tenho contra que a Igreja defenda as suas posições doutrinárias. É até normal que o faça. Mas, ao querer fazer das próximas eleições um plebiscito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, a Igreja sujeita-se à discussão pública sobre o modelo monolítico de família que quer impor a todos como lei”. E mais à frente deixa esta nota que pode bem ser fatal: “atendendo a que os partidos que apoiam o casamento entre pessoas do mesmo sexo se arriscam a arrecadar dois terços dos votos, acho muito bem que a Igreja queira fazer deste tema um plebiscito. Sempre vai ser giro ver as suas caras na noite eleitoral”.

João Gonçalves, à direita, prefere olhar para Santos Silva, que, diz, “já tomou "boa nota" da posição da Igreja sobre a parte da moção de Sócrates que defende casamentos same sexers. É uma benção que existam pessoas como o dr. Silva - ou como o rapazinho da ILGA ou a dra. Maria de Belém - que, ao fim de mais de dois mil anos, "interpretam" as posições da Igreja Católica. Deus lhes pague que eu não tenho troco”.

No 31 da Armada, Nuno Gouveia acha “normal que a Igreja Católica esteja contra o casamento entre gays, e que manifeste a sua oposição a esta alteração legislativa. (...) Mas não faz sentido termos a Igreja a fazer campanha eleitoral contra determinados partidos. Papel interventivo na sociedade sim, mas não em eleições”.

No Cibertulia, Miguel Marujo consegue ter ainda um olhar alternativo: “tenho pena que os senhores bispos não estejam na linha da frente contra os despedimentos, a pobreza, a desigualdade salarial. É isso que lamento: que apenas se metam na coisa pública e na causa política, pela porta da cama ou da moral sexual”. É claro que a Igreja Católica já desmentiu qualquer ideia de tentar boicotar o voto naqueles partidos – mas parece óbvio que José Sócrates comprou uma guerra que vai passar pelas Igrejas de todo o país. Mas para trocar essa guerra por uma qualquer paz, leio Paulo Colaço no blog Chá Preto: “O papel dos católicos no Mundo é notável. Em zonas de guerra, no “terceiro mundo”, ajudando a alfabetização, apoiando o desenvolvimento, etc. Gigantesca ajuda para a Humanidade. Era tão bom que os líderes católicos fossem tão católicos quanto os fiéis. A noticia (...) – sobre esta matéria dos casamentos homossexuais - é grave em si. Porém, mais grave, é a incapacidade de a Igreja ver nos homossexuais seres com os mesmos direitos que os heterossexuais”. E é isto que fica por hoje...

publicado por PRD às 00:59
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds