Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2009

Blog da Semana: Desenhador do Quotidiano

O meu blog da semana não devia ser falado nem ouvido – devia ser visto. Vou tentar olhá-lo pelo rádio – começando por vos propor que visualizem comigo o nome do blogue: “Desenhador do Quotidiano”.

A ideia é essa mesma: um diário do seu autor através dos notáveis desenhos que vai fazendo no seu caderno. Como um escritor que toma notas, que aponta frases, palavras, ideias, Eduardo Salavisa faz o mesmo através dos desenhos, dos esquissos, dos rascunhos. Acrescenta quase sempre algumas linhas de texto, normalmente enxuto mas muito bem escrito, que enquadram as cenas que exibe. Por exemplo este post, ao lado de desenhos da cidade de Guimarães: “Cheguei a Guimarães três horas antes do combinado. Deu-me tempo para almoçar e deambular enquanto fazia alguns desenhos da cidade. Durante o almoço fiz o edifício da Câmara que se via da janela do restaurante”.

Lá está, com um traço rápido mas ao mesmo tempo delicado, improvisado mas cheio de pormenores. Delicioso, é o adjectivo que me ocorre – no que tem de delírio e delicia, como cantou a brasileira Simone. Eduardo Salavisa é professor na Escola Secundária Pedro Nunes. É lisboeta, estudou na Escola de Belas Artes, licenciou-se em Design de Equipamento. Trabalhou em Design Industrial, paralelamente fez exposições, de pintura e de desenho. Diz num dos seus blogues ou sites, já nem sei, que se “interessa pelo carácter experimental (do desenho) e por ser mais um processo que um resultado”.

Lá está: o blog de Eduardo é o chamado working in progress, isto é, vai sendo construindo diariamente. Está sempre em obras... Às vezes até com curtos ensinamentos do professor, como este sobre desenho à mesa onde escreveu: “Desenhar um grupo à mesa é um problema (para mim). Enquanto desenhamos, as expectativas aumentam, as pessoas tendem a ficar distorcidas e a não caberem na folha. É muito frustrante. Quando estive na vila da Ribeira Brava, na ilha de S.Nicolau, jantava normalmente à mesa do dono do hotel, senhor Manuel, com mais três hóspedes de outra ilha e que estavam lá a trabalhar temporariamente. Quando souberam que eu desenhava pediram-me para o fazer enquanto jantávamos. Foi embaraçoso”.

Embaraçoso é andar pelo mundo dos blogues e não passar nesta morada: diario-grafico.blogspot.com. Ali está Eduardo Salavisa e um mundo imenso de talento. Com e sem actualidade, mais intenso ou menos, conforme os dias, tal e qual como um diário pessoal. Tem uma vantagem para quem vè: é um doce para os olhos. Desenhado. Rabiscado. Riscado. Mas irresistível.

publicado por PRD às 00:55
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds