Terça-feira, 10 de Fevereiro de 2009

O D. Sebastião da Selecção

Más exibições e falta de resultados ditaram a decisão. O Chelsea dispensou o seu treinador, Luís Filipe Scolari,  sete meses depois da contratação. Numa primeira análise, podemos concordar com Bruno César no blog Reactor 4: “Treinar na Europa não é fácil, nem é para todos”. Mas depois lembramo-nos de que estamos em Portugal, ou seja, na Europa, onde Scolari fez brilhantes campanhas com a nossa selecção. E é isso que acaba por pairar sobre muitos blogues no momento de comentar o sucedido: “Se Portugal não ganhar à Finlândia na quarta, Carlos Queirós que se cuide”, escreve Paulo Pinto Mascarenhas. No blog Sector B32, Miguel exclama apenas: “Scolari out. Trema Queiroz”. Em profundidade, Nuno Dias da Silva analisa no Civilização do Espectáculo: “Primeira lição: Os dotes psicológicos do brasileiro não resultam num campeonato tão competitivo e com jogos à quarta e ao sábado, durante 9 meses. Mourinho deve estar a rir. Para os adeptos do clube de bairro de Londres que em poucos anos conseguiu tocar o céu com o português, ele continua a ser «the one». Scolari, fica com uma mancha no currículo, mas até nem se deve importar nada. Vem com um saco cheio de notas. Uma reforma dourada”. António Boronha fala de “sebastianistas” e diz que “não faltarão nos próximos dias, de uma maneira velada, mais insinuada ou totalmente à descarada, os mais diversos apelos a Madail no sentido de fazer regressar Scolari para o lugar de Carlos Queiroz. Tenho boas razões para pensar que os mesmos cairão de todo em saco roto”. Exemplo sebastianista, encontro Alex no blog Inacreditável: “Scolari é (...) um bom treinador de selecções, não de equipas. Além disso, fala de Nossa Senhoras, e gosta de bancar o paizinho. Isso funciona bem em Portugal, mas não na Inglaterra falida (...). Despeçam o Queiroz, imediatamente, enquanto ainda vamos a tempo. Não queremos mais derrotas. Abaixo os detractores do maior treinador de sempre. Queremos o Scolari de volta, já!”.

Aí está o começo da campanha... Claro que faltava a referência a uma frase clássica e encontro-a no blog Direito de Opinião de António de Almeida: “E o burro sou eu?”. E depois escreve: “Não sendo fã do treinador brasileiro, se ele quiser dar uma mãozinha será bem-vindo na selecção nacional, ele ou qualquer um que mostre ao professor como se treina aquele grupo e classifica uma equipa para o Mundial, em vez das desculpas do "quase"!”

Um pouco por todo o lado, nos blogues que falam de futebol, paira então de novo o nome de Scolari sobre os momentos infelizes de Carlos Queiroz. Mas é no meio desta ideia generalizada que acabo por sorrir quando encontro o post curto de João Tordo, no blog Corta-Fitas, fazendo a ponte entre a arbitragem do Porto-Benfica de domingo e a noticia do treinador do Chelsea. Desalentado, mas com humor, desabafa ele: “O Pedro Proença faz o que faz, e o Scolari é que é demitido”...

publicado por PRD às 22:47
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds