Quarta-feira, 4 de Fevereiro de 2009

O futebol é mesmo assim

Mudemos de crise, e falemos de futebol: hoje é dia de jogos da taça da Liga, uma competição nova que parece condenada ao fracasso – seja pelos clubes, seja pelos espectadores. Não será por acaso que o Futebol Clube do Porto decidiu mandar a equipa de comboio para Lisboa – para “tentar denegrir uma competição tutelada pela instituição que puniu os portistas por tentativa de corrupção”, escreve Bruno Pires no Corta Fitas. António Boronha, no blog com o seu nome, vê a provocação de outro modo: “estamos, antes, a assistir ao 'desplante' feito pelo 'matador' que arrisca diante do 'bicho'. Não concretamente do 'sporting', mas de todos os seus rivais na conquista do objectivo principal: o campeonato e consequente acesso à 'liga dos campeões'. Afinal no 'alvalade 21', com todas as opções agora tomadas, o 'Porto' fica com quase tudo a ganhar...e uns 'trocos', poucos, a perder...”

Subindo até ao Norte, encontro no blog Reflexão Portista uma sondagem local sobre como deve jogar o clube nesta taça da liga. A maioria dos votantes, mais de 40%, diz que a equipa deve poupar “todos os habituais titulares". "Assumir a falta de comparência", foi a segunda opção mais votada com 26% das escolhas dos leitores deste blogue.

Bom, mas hoje também joga o Benfica nesta taça estranha e pouco apreciada e passo pelo blog Tertúlia Benfiquista onde encontro D’Arcy, que escreve: “Se eu estivesse na posição da Carlsberg, patrocinadora da competição, pensaria duas vezes antes de manter o meu nome associado a tão prestigiada prova. São clubes a apresentar equipas secundárias, a ameaçar não comparecer a jogos, a apresentar recursos, a jogar sob protesto, enfim, nada que surpreenda quem já esteja minimamente habituado ao lodaçal que é o futebol português”.

Na verdade, o problema parece mesmo estar na competição, que não agrada a gregos nem troianos. Como também posso ler no blog Mesa Redonda em post assinado por Marco Copeto sobre o tema: “Parece que a liga e mais alguém anda a brincar com o futebol português e depois queixam-se que os estádios se encontram às moscas. A palhaçada está instalada e a procissão ainda só vai no adro, esperemos pelos próximos capítulos”. O problema da linguagem também merece atenção: aquilo a que num blog se chama palhaçada pode ser noutro, como leio no Mar Salgado, por VLX, “peculiaridades do mundo do futebol”. Ele fala das lideranças anunciadas, porque “julgava que só no fim das jornadas ou dos jogos dos primeiros classificados se faziam as contas sobre a liderança”, e percebeu que há cambiantes. Não lhes chama palhaçadas, mas cada um é como cada qual...

O futebol, já o sabemos, é mesmo assim: conforme a clubite, o que dá jeito, o momento, pode ver a sua linguagem adaptada ou pelo menos condicionada.

Mais logo voltarei ao mundo dos blogues para a crónica de amanhã e lá está: conforme os resultados e o jeito que eles dão, assim cada blogger dará o seu palpite. Pois se é assim na vida real, não vale a pena pensar que será diferente neste mundo virtual...

publicado por PRD às 22:39
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds