Sexta-feira, 23 de Janeiro de 2009

Blog da Semana: Find Afonso Tiago

Comecemos pela noticia: um jovem investigador português que trabalha e vive em Berlim está desaparecido e foi visto pela última vez quando se dirigia para casa, há mais ou menos 15 dias, depois de ter estado numa discoteca local numa noite de fim de semana.

A policia investiga este desaparecimento, interroga amigos e colegas, mas até agora não há pistas sobre o que possa ter acontecido a Afonso Freire Novais dos Santos Tiago, de 27 anos, que estava a fazer um estágio de seis meses na delegação de Berlim de uma empresa portuguesa de projectos espaciais. Os amigos consideram-no uma pessoa com grande sentido de responsabilidade, o que torna ainda mais estranho este desaparecimento.

Ora bem: tenho vindo a mostrar, ao longo de meses, anos já, que o mundo dos blogues serve para muito mais do que apenas dar palpites ou desabafar estados de alma. E aqui temos mais um exemplo: praticamente desde o dia em que desapareceu, o nome de Afonso Tiago corre os blogues nacionais e alemães – corre o nome, correm fotografias dele, contactos para quem possa ter informações. E há mesmo um blog só sobre o caso, que é então o meu destaque da semana. Podem encontrá-lo em findafonsotiago.blogspot.com, está replicado também na plataforma do Sapo. No find Afonso Tiago, que está editado em várias línguas (Português, Alemão, Inglês, Francês e Turco), há fotos do jovem desaparecido, contactos, um mapa rigoroso onde se assinala o local onde foi visto pela última vez.

É possível ainda deixar comentários ou palavras de solidariedade. Leio por exemplo Henrique de Medeiros e Melo: “Não posso ficar indiferente ao desaparecimento de um português em terras estranhas. Que Deus esteja com ele e nos envie de volta são e salvo! Não o conheço mas espero que esteja bem. Á familia e amigos que com ele privam, não desesperem e força! Há que ter esperança! Um bem haja para todos que lhe são queridos e o meu mais sincero lamento e apoio nesta hora de angustia...”. Outros leitores acabam por fazer corrente, divulgando a noticia e os contactos nos seus blogues, como fez Nuno Faritas Lobo que escreveu: “Dei a minha pequena e singela contribuição no meu blogue (Tasca Real) e vai ficar em destaque durante algum tempo... Desejo que ele apareça e tudo acabe em bem (...). Boa sorte e força para o Afonso, família e amigos”.

Cria-se, assim, um laço, um gesto, solidariedade. E o blog vai mantendo acesa a chama e a força dos amigos e familiares que obviamente acreditam que o Afonso Tiago vai voltar. Um blog também pode ser este gesto e esta intenção, e é por isso que constitui a minha escolha desta semana.

publicado por PRD às 03:14
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds