Quarta-feira, 7 de Janeiro de 2009

Regresso

A Janela esteve dois dias fechada, porque pela Janela se observa o mundo dos blogues, mas pela mesma janela pode entrar um bela gripe. E entrou mesmo. Aos poucos, na convalescença, acordo para a realidade e o mundo dos blogues não pára de mudar. Uma boa noticia, uma má noticia, qual delas dou primeiro? Talvez a boa noticia: no raiar de 2009 nasceu Delito de Opinião, mais um blog colectivo condenado ao sucesso, dados os nomes envolvidos na obra: Adolfo Mesquita Nunes, Ana Cláudia Vicente, André Couto, Carlos Barbosa de Oliveira, Coutinho Ribeiro, José Gomes André, João Carvalho, Leonor Barros, Marta Caires, Paulo Gorjão, Pedro Correia, Teresa Ribeiro, Vieira do Mar. Um grupo eclético, forte, que promete um blogue polémico e animado.

A má noticia também chega com o novo ano: fechou o blogue Atlântico, projecto que nasceu da extinta revista com o mesmo nome mas que, entretanto, ganhou autonomia e vida própria sob a liderança de Paulo Pinto Mascarenhas. O último post que lá está é dele e, apesar de ser uma má noticia, tem razão quando diz que é um fim “sem drama”: “Basta ler os jornais diários, semanários e revistas, escutar rádios e acompanhar as televisões, mas também os blogues e as boas livrarias, para constatar que o espírito da revista Atlântico e do blogue Atlântico está bem vivo, prometendo continuar a andar por aí”.

Ainda nesta dinâmica blogueira, vejo que há dois blogues a aumentar regularmente o numero e a diversidade de colaboradores: o Corta Fitas e o Cinco Dias. Para o Corta-Fitas enterram, entre outros, a autora do blog “Pipoca Mais Doce”, Ana Garcia Martins, e o escritor João Tordo – já para o Cinco Dias entram vários nomes, mas eu destaco o do escritor João Paulo Cotrim, que andava desaparecido há tempos...

Como se vê, o mundo dos blogues começa a parecer-se com o futebol, com o seu mercado de Inverno e transferências e tudo e tudo e tudo...

Tentando pôr a conversa em dia e actualizar a informação para recuperar o tempo perdido, noto que há dois temas a dominar os comentários nos blogues, e são os óbvios: a entrevista de José Sócrates à SIC, e o conflito no médio-oriente. Sobre este segundo tema falarei noutro dia, sobre Sócrates, notar apenas que é transversal aos comentários da blogoesfera a ideia de um homem que sabe fazer passar a sua mensagem, que tem bom marketing no discurso, e que acaba por dominar as entrevistas usando a técnica a que Daniel Oliveira, chama “da matraca”: “Não se deixando interromper acaba por conseguir dirigir o rumo da conversa e, acima de tudo, o tempo em que se fica em cada assunto”. E Daniel Oliveira, bloquista conhecido, reconhece que o primeiro-ministro se aguentou.

Agora vou de novo para dentro acabar de me curar, e amanhã volto já em boa forma...

publicado por PRD às 23:21
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds