Terça-feira, 30 de Dezembro de 2008

2008 (Parte II)

Basta observar as páginas de opinião dos jornais para se perceber o fenómeno. Se há alguma renovação nos nomes que assinam colunas de opnião, alguma mudança, algum fio que junte esses novos cronistas, a palavra que os une é mesmo “blog”. O mundo dos blogues constitui hoje o tubo de ensaio, o laboratório, dos novos colaboradores da imprensa, comentadores de televisão e de rádio. Nalguns casos, no dia em que se estreiam na imprensa, deixam o blog de lado – e nessa medida, o caso exemplar é o de Alberto Gonçalves, sociólogo que escrevia em blogues até ao dia em que é descoberto pelo Diário de Notícias e pela revista Sábado. O humilde blogger sem pretensões a sair do seu cantinho a norte passou rapidamente ao estatuto de figura de referência e, claro, esqueceu o mundo dos blogues. Junta-se ao generoso conjunto de autores que pretendem ser os Vascos Pulidos Valentes do século XXI, não se desse o caso do talento não poder ser objecto de copy-paste. Será, portanto, mais uma cronista de imprensa no vasto universo que temos. E neste domínio, perdoem-me o apontamento pessoal, saudades mesmo tenho do Fio do Horizonte, de Eduardo Prado Coelho, que terá sido o primeiro blog português que nunca chegou a ser um blog. Mas adiante...

Pessoalmente, em 2008 não deixei de ler os autores cujo prazer e liberdade radicam nas suas páginas de internet: Maradona ou Rogério Casanova, Vasco Barreto ou Besugo, Ana de Amesterdam, Hugo Gonçalves, Sofia Vieira, Rodrigo Moita de Deus, Medeiros Ferreira, Eduardo Pitta, Filipe Nunes Vicente, e tantos, tantos outros que não vou listar para não parecer que faço um top ten.

Não faço qualquer top. Tendencialmente, estou de acordo com Pedro Mexia, que no seu blog Estado Civil, escolheu os melhores blogues do ano. São os seguinte:

A causa foi modificada
Cruel vitória
E Deus criou a mulher
Irmão Lúcia
Tame the Kant / Life and Opinions of Offely, Gentleman
Melancómico
Ouriquense
Pastoral portuguesa
Vontade indómita
Voz do deserto

Todos, excepto o Cruel Vitória e o Tame the Kant, estão nos meus favoritos. Muitos mais podiam estar nesta escolha. Para o mal ou para o bem, decidi escolher um único blog do ano 2008. Mas essa noticia fica para amanhã. Para hoje, fica uma frase de Miguel Marujo no blog Cibertulia que, de alguma maneira, descreve o estado virtual em que vivemos: “Na idade em que estamos permanentemente em contacto, refugiamo-nos em sms, e-mails... ou posts. Dizemo-nos à distância, parabéns”. E assim chegamos ao final de 2008...

 

publicado por PRD às 18:23
link do post | comentar
1 comentário:
De Cristina Duarte a 30 de Dezembro de 2008 às 22:34
E em jeito de despedida do ano velho, desejo-lhe as maiores felicidades para 2009.


Comentar post

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds