Terça-feira, 23 de Dezembro de 2008

O "professor" Mário Nogueira

Terá sido o último momento político do ano no que toca à educação: A Plataforma Sindical de Professores entregou ontem no Ministério da Educação "o maior abaixo-assinado de sempre" de professores, contra o processo de avaliação de desempenho e o fim da divisão da carreira em duas categorias. Terão sido recolhidas e entregues cerca de 70 mil assinaturas. João Pinto e Castro, no blogexisto, acha que os professores baixam a fasquia com isto do abaixo assinado, visto que “Já tiveram a maior manifestação de sempre e a maior greve de sempre. (...) Assim de repente, ocorrem-me outros records. Por exemplo: Mário Nogueira é o professor há mais tempo sem dar aulas de sempre. E a contagem dos manifestantes e dos grevistas foi o maior logro informativo de sempre. Finalmente, o movimento vai saldar-se pela maior derrota sindical de sempre. Para se consolarem, entrarão sem dúvida para o Guiness”.

Mário Nogueira também não é muito querido a Tomás Vasques, que lhe nota uma “voz inconfundível de delegado sindical da construção naval dos anos 70”. E José Simões, no blog Der Terrorist, espera que Mário Nogueira entre para o Guiness: “Não exerce a profissão há já mais de 20 anos mas ainda assim continua a progredir na carreira; organiza a maior e a 2.ª maior manifestação de sempre; organiza a maior greve de sempre; faz o maior abaixo-assinado de sempre. (...) Estão à espera do quê?”

No Ponto blog, mais a sério, Jorge Reis nota esmorecimento na luta: “Os professores começam a esmorecer, escreve. Os números das reacções diminuem. Os que não apoiam uma greve sem prazos são muitos, a avaliar pelo que se lê nos blogues. Os Conselhos Executivos estão "domesticados" porque não querem perder os tachos. Temo que o Ministério consiga os seus objectivos”. No Corta-fitas, Tiago Moreira Ramalho fica perturbado, por outro lado, com a “falta de pensamento democrático” do Ministério da Educação: “Uma plataforma que reúne onze sindicatos apresenta um abaixo-assinado com setenta mil assinaturas e o Secretário de Estado Adjunto Jorge Pedreira desvaloriza-o, dizendo que pode estar falsificado. Ainda estou à espera que apareça uma estrelinha em Belém que venha guiar esta gente, porque senão, não sei onde é que isto vai parar”.

Entre os números sempre fortes que os professores exibem e estas tendências que noto no mundo dos blogues, parece-me que a época de natal, as férias, o fim do ano, desmobilizam naturalmente os professores e permitem leituras apressadas do estado das coisas. Em Janeiro se verá o que sucede...

Deixem-me, no entanto, fechar o dia, em época natalícia, saudando a graça de João Távora, no Risco Continuo, que comentou o facto de D. Manuel Clemente, Bispo do Porto disponibilizar mensagem de Natal no YouTube. Chamou-lhe o “bispo dois ponto zero” e tenho a certeza que a alcunha vai pegar. Além de ser quando um homem quiser, Natal é também quando a internet deixar...

publicado por PRD às 00:16
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds