Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2008

Blog da Semana: Contra a Indiferença

Claro que não foi coincidência: no dia em que se assinalavam os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem, Fernando Nobre, o médico fundador e presidente da AMI, Assistência Médica Internacional, chega à rede com o seu próprio blog. Chama-se, como não podia deixar de ser, “Contra a Indiferença”, fica em fernandonobre.blogs.sapo.pt e o editorial com que abre esta página da sua vida de lutador social merece leitura integral. Diz assim:

“A razão deste blog é muito simples: ser um espaço de liberdade onde exprimirei livremente, sem constrangimentos nem rodeios e intermediários, os meus pensamentos e reflexões sobre todos os temas que me interpelam, ou que o venham a fazer, e que me fazem, ou farão, gritar contra a indiferença que, como a intolerância e a ganância, considero ser uma das doenças mais mortíferas da Humanidade. Assim fazendo espero dar o meu contributo para o reforço da Cidadania Global Solidária. O meu lema será só e apenas este: recusar acomodar-me. Este blog é mais um passo no assumir das minhas responsabilidades de cidadão do mundo atento e activo. Tudo farei para me manter sempre coerente com os Valores e Princípios que nortearam a minha vida até hoje bem consciente de que, se tenho Direitos inalienáveis, tenho sobretudo Deveres irrecusáveis para com o meu País e o Mundo. Tentarei pois partilhar com todos vós, meus amigos, as questões que tanto me interpelam e por vezes, confesso, me angustiam ou me iluminam.

Essas questões são: as crises humanitárias, as guerras, a fome, a corrupção, a cidadania global, as alterações climáticas, a exclusão social e a pobreza, as migrações, os direitos humanos, os povos esquecidos, o voluntariado, os conflitos sociais, o civismo, o alertar consciências, a globalização ética e cultural, a governação ou desgovernação global na política ou nas finanças…Este blog pretende pois apenas dar um singelo contributo à Democracia e à Paz em Portugal e no Mundo em nome do Ser Humano, lutando irredutivelmente pela Liberdade e pela Fraternidade.

Essa é a minha profissão de fé enquanto ser livre que sou”.

Uma bonita profissão de fé de um homem que dedicou toda a sua vida aos outros, aos que sofrem, aos que precisam, aos que nada têm. E que estende agora o seu braço no mundo dos blogues, num espaço elegante, pontuado po uma fotografia semanal diferente, e pelos textos que Fernando Nobre escreve. Lá está, aliás, um long post sobre os 60 dos Direitos do Homem onde se diz: “À luz dos acontecimentos mais recentes, os Direitos Humanos correm o risco de vir a ser cada vez mais ignorados, (...) a menos que a Sociedade Civil Global e Solidária se erga sem se deixar atemorizar e com uma determinação sem falhas lute pela defesa desses direitos que são indispensáveis. Isto, se quisermos construir o Mundo ético e harmonioso com que sonhamos”.

“Contra a Indiferença”, então, o blog de Fernando Nobre, é obviamente o meu destaque da semana. Porque é verdade que a indiferença e a intolerância são das “doenças mais mortíferas da Humanidade”.

publicado por PRD às 12:05
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds