Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2008

Santas sextas-feiras...

Comecemos pela ironia que se encontra no blog Jumento: “NO PARLAMENTO, A SEXTA-FEIRA É SEMPRE SANTA”.

Pois é – e eu achava que o fait-divers tinha ficado por ali, mas nada disso: o debate sobre a assiduidade dos deputados prolongou-se pelo dia de ontem, e pelo de hoje, deixando no ar e sem resposta a pergunta de Rodrigo Moita de Deus: “Os deputados que faltaram faziam mesmo falta?”.

Sorrisos e bocas à parte, o DN recupera o tema para dizer que "Faltas dos deputados são o dobro à sexta-feira". No blog Risco Continuo, Alexandra Marques pergunta: “se os portugueses têm de trabalhar pelo regime da semana inglesa, quererão os representantes da Nação cumprir funções à francesa, apenas de terça a quinta?!“.

Medeiros Ferreira não se surpreende com aquilo a que chama “o escândalo das sextas-feiras”: “todos sabem, e todos fingem não dar por nada, que às sextas-feiras os deputados rumam às suas casas, ou a outros destinos políticos, o mais cedo que lhes é possivel. As ordens de dia das sextas são quase sempre preenchidas por temas que se pretendem adjacentes. Votações importantes nesse dia da semana são um convite ao escândalo. Podia-se até combinar uma sexta-feira por ano para as primeiras páginas dos jornais. Em véspera de feriado à segunda-feira, por exemplo...”.

Medeiros Ferreira sabe do que fala e sabe que o tema é recorrente, como também nota Pedro Santana Lopes no blog com o seu nome, metendo-se claramente com Marcelo Rebelo de Sousa: “Já agora, oh comentador: está preocupado com as faltas dos Deputados? Falou nas sanções dos tempos de Cavaco Silva... E no seu tempo? Quantas faltas houve? Não acontecia? E, já agora, quer ver as faltas na votação final do Orçamento de Estado?”

Vejamos então: os políticos sabem que algo vai mal no reino do Parlamento. Há muito tempo. Mas é preciso um momento delicado de votação para a coisa voltar a ser notícia. Vale então a pena fazer como faz Hélder Franco no blog Geração Rasca, dando a palavra a Ângelo Correia: “O 'barão' social-democrata disse há pouco (...) que "os deputados nunca são avaliados, logo fazem o que querem". Com uma única frase, o cérebro da candidatura de Pedro Passos Coelho à liderança do PSD (...) matou dois coelhos. O primeiro foi um recado para dentro do partido, obrigando Ferreira Leite a fazer o que já prometeu: não deixar cair em saco roto a vergonhosa atitude dos seus deputados faltosos. O segundo foi tão somente ligar a palavra "avaliação" aos deputados faltosos e ao PSD de Ferreira Leite”.

Pois foi bem lembrado, sim senhor: quem quer avaliar classes profissionais deve dar o exemplo e deixar-se avaliar. Não sei se os deputados da nação sairiam bem nessa fotografia ainda por tirar – fotografia que Rui Cerdeira Branco no blog Adufe vai buscar às palavras de Fernando Sobral no Jornal de Negócios: “Agora os deputados eclipsaram-se. Mas, às vezes, só o seu corpo é que está no Parlamento. Criando a chamada figura de corpo presente”. Causadora de “uma doença crónica: o desencanto com a democracia e com os seus representantes eleitos.”

publicado por PRD às 12:02
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds