Terça-feira, 9 de Dezembro de 2008

Laurinda na Europa

Vamos então fugir à agenda do costume, manter a actualidade mas recentrá-la em função do mundo dos blogues. Tudo começou com um mail, e com comunicação virtual: O Movimento Esperança Portugal convocava para o seu site, onde estreou há poucos dias um canal de TV. O MEP prometia para ontem, dia 8, divulgar em directo às 6 da tarde o nome do 1º candidato da lista do MEP às Eleições Europeias de 2009 e exibir também o primeiro discurso de candidatura. 

E assim foi: ao final da tarde de ontem um vídeo no site do Movimento abria a campanha com a jornalista Laurinda Alves como cabeça de cartaz do Movimento.

Foi a primeira vez, julgo, na história da nossa política, que a Internet foi privilegiada na informação sobre televisões, rádios e jornais. Rapidamente a notícia chegou aos meios clássicos, mas ela acabou por circular mais rapidamente pela rede.

Aliás, o blog da própria Laurinda Alves, Substancia da Vida, foi mostrando o making of da operação. A jornalista anunciou que ontem iria ser um dia “radicalmente marcante para mim”. E foi. Depois do anuncio, Laurinda sentiu necessidade de separar águas e escreveu: “Conhecendo-me como conheço, sei que apesar de ser candidata independente vou estar de alma e coração inteiros no MEP e, nesta lógica, sinto-me mais confortável escrevendo aqui o que é daqui e num blog de campanha o que é da campanha. Haverá certamente um link permanente entre este blog e o outro mas este permanece apolítico, como sempre foi. Acho que os que me lêem e acompanham percebem este meu escrúpulo e tenho a certeza de que também ficam mais confortáveis com esta decisão. Mais uma vez muito obrigada pelo apoio hoje e sempre!”. O apoio está lá, em mensagens amigas que elogiam a decisão da jornalista, a sua coragem, a falam, por exemplo, da “transparencia que a move ! O País, leio num comentário, precisa que lhe seja devolvida a possibilidade de uma Esperança (...). Precisamos poder acreditar”.

O mundo dos blogues, adormecido pelo feriado, não se mostrou muito entusiasmado com a noticia, nem para o bem nem para o mal, mas ainda assim André Azevedo Alves, no Insurgente, acha que a fasquia está a subir: “A notícia (...) faz elevar as expectativas relativamente ao possível resultado do MEP nesse acto eleitoral. Um dos principais desafios que se colocam a novos partidos é conseguir a colaboração de figuras com um perfil adequado em termos de exposição mediática e Laurinda Alves preenche sem dúvida esse requisito. Muito vai depender da cobertura mediática que o MEP consiga obter nos próximos meses (...) e da forma como decorrer a campanha, mas o anúncio de hoje eleva o potencial do MEP para obter um bom resultado nas suas primeiras eleições para o Parlamento Europeu”.

Para já, uma coisa é certa: o Movimento mostra a sua raça pondo a net à frente dos meios clássicos, ousando utilizar com talento os recursos da rede, os blogues, o vídeo, a comunicação em cadeia. Nessa matéria, marca pontos. Agora vai ser interessante seguir o trajecto de Laurinda, no blog e na politica, e perceber como os dois caminhos se cruzam, se ligam, e que efeito têm sobre os eleitores no hora da verdade.

publicado por PRD às 12:00
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds