Sexta-feira, 5 de Dezembro de 2008

Blog da semana: "No Prato Com" e "As Minhas Receitas"

Não uma, mas duas escolhas esta semana – complementares, já que regresso e recupero temática deliciosa no mundo virtual: gastronomia, cozinha e restauração.

Comecemos pelos pratos feitos: nos dias que correm começa a ser difícil distinguir um blog de um site, uma vez que as plataformas, as ferramentes, se aproximam cada vez mais. Curiosamente, uma das escolhas desta semana diz-se um site, mas o aspecto é o de um blog.

Temos então o “No Prato Com”, um site que parece um blog, do design às funcionalidades, passando pela interactividade, comentários, etc. Este “No Prato Com”, que fica em http://no-prato.com/ - dizia, este blog/site não tem receitas, tem criticas de resturantes. É partilhado por nove autores e no seu estatuto editorial

Diz-se não ter “qualquer fim comercial”, e foi “criado com o intuito de partilhar (e de servir como repositório) de restaurantes, tascas, casas de pasto e derivados. Nasceu em 2004 na sequência de uma ideia de visitar um restaurante novo por mês e de relatar essas experiências. Com o alargamento da equipa “editorial”, serviu também como ponto de encontro para novas experiências e novas ideias”.

Na verdade ali se encontram já perto de uma centena de crónicas sobre restaurantes de todos os tipos, acompanhadas de indicações úteis, telefones, localização por gps, além dos comentários dos leitores. A base de dados para encontrar um restaurante permite busca por localidade, palavras-chave ou o recurso à lista completa. Os textos são em geral acessíveis, bem escritos, e sensatos na procura de casas onde preço, qualidade, serviço se encontrem no melhor dos mundos. Não há grande profundidade na análise, apenas um olhar geral sobre o ambiente e a qualidade. Um estilo muito blog e muito pouco site – daí eu entender que estamos perante um formato híbrido. Mas o fim-de-semana invernoso pode convidar a ficar em casa – e nesse caso, se com esta conversa vos abri o apetite, então saltem daí até ao blog “As minhas Receitas”, que fica em paracozinhar.blogspot.com. O blog é assinado por uma Colher de Pau que exibe fotografias excelentes dos pratos que sugere - e se falo neste pormenor é porque normalmente as imagens amadoras dos sites de culinária são verdadeiramente horríveis... Fotografar comida é uma arte, é difícil, e neste blog “As Minhas Receitas” é um ponto fortíssimo. Mesmo que o essencial sejam... bom, sejam mesmo as receitas, uma generosa variedade que mistura doces e salgados, sopas e pratos principais, um pouco de tudo ao sabor da vontade do ou da autora. Outra boa característica do blog: a maioria das receitas são simples e práticas, acessíveis ao gastrónomo médio. Bem escritas e descritas, podem estas lições pôr-se ao lado dos melhores blogues de cozinha e gastronomia. Escreve a colher de pau: “Há quem diga que cozinhar é uma arte. Mas, para mim, é essencialmente um grande prazer. Uma forma de descontrair, de relaxar, de me divertir”. Toda a razão, e obviamente um bom argumento para se juntar a esta escolha dupla para um fim-de-semana prolongado...

 

publicado por PRD às 02:15
link do post | comentar
3 comentários:
De A Mesa Redonda a 10 de Dezembro de 2008 às 17:10
A Mesa Redonda está cada vez mais completa, com análises aos três grandes, por parte dos adeptos dos mesmos.
k
Posts diários, com actualizações e comentários sobre Benfica, Porto e Sporting. Posts de hoje:

- Ser ou não ser (líder)
- BASILEIA 0 - 1 SPORTING / Imprensa
- Mais logo, Porto - Arsenal

Visite e acompanhe!

http://amesaredonda.blogspot.com/


De Sara a 16 de Dezembro de 2008 às 14:05
O blog "As minhas receitas" é, sem dúvida, um dos melhores que aí andam. A questão das fotos é mesmo essencial. Eu ando sempre a pesquisar blogs de todo o tipo, a culinária não é excepção. Tenho um bom conjunto de blogs de receitas que visito regularmente e este é dos meus preferidos...dá vontade de ir comer qualquer coisa ;)


De colher de pau a 8 de Maio de 2009 às 18:46
Prima por tardio este meu comentário... Mas desde já queria agradecer a referência ao meu modesto blogue, e desde já esclarecer que a colher de pau é uma menina!


Comentar post

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds