Quarta-feira, 3 de Dezembro de 2008

Ronaldo de ouro

Cristiano Ronaldo ganhou a bola de ouro, depois de ganhar a bota de ouro, bom, isso seria certamente motivo de orgulho para Portugal, e um momento de elogiar o jogador. Mas... Há sempre um mas... No mundo dos blogues, é mais fácil encontrar comentários menos simpáticos do que de celebração e glória. Exemplos à solta, começo com Pedro Correia no Corta-fitas: “Agora é que  (...) deve deixar de ser convocado para a selecção. Já pode ficar a contemplar o prémio e a mirar-se ainda mais ao espelho (...). A selecção precisa de quem saiba jogar. Mas precisa sobretudo de quem queira jogar”. No blog Zeca Diabo, Faustino lamenta que Ronaldo tenha dito “Continuarei a ser o mesmo de sempre”, porque queria que o atleta deixasse de ser “um puto mimado, chorão, irritante, com tiques de vedeta, convencido”. Nem por acaso, no fim de semana passado foi expulso no jogo do Campeonato de Inglaterra. José Nunes, no Linha Avançada, acha que o craque “andava nervoso para saber se ia ganhar a bola de ouro, certamente…”. E Miguel Carvalho, no Mundo da Verdade, diz-se aliviado com o prémio: “A verdade é que creio que já ninguém conseguia ouvir a sua choraminguice pelo prémio (a ver se, a partir de agora, começa novamente a jogar à bola)”. O mesmo pede António de Almeida, no Direito de Opinião, que chama ao futebolista “birrento” e “mimado”.

Noto aliás que as criticas andam muito á volta da maturidade de Ronaldo, como escreve Jorge Ferreira no Tomar Partido: “A sua displicência na selecção nacional merecia umas férias no banco. Mas ele foi considerado o melhor jogador de futebol do mundo, o que é, num futebol pobretanas como o nosso, indiscutivelmente um feito de assinalar. (...) Que Cristiano Ronaldo goze da sua glória (...) e aproveite para ganhar alguma maturidade que ainda lhe falta”. No Câmara de Comuns, Paulo Ferreira observa o campeão de outro modo:”Espero que o Cristiano Ronaldo que joga em Inglaterra tenha uma longa conversa com o Cristiano Ronaldo que joga com a camisola da Selecção Nacional para chegarem a um entendimento. Depois esses dois Cristianos Ronaldos vão ter de explicar ao outro Cristiano Ronaldo, o que adora ganhar prémios e a atenção dos media, que tem um justo e forte desejo de entrar na galeria dos imortais do futebol mundial, que sem currículo e vitórias na Selecção a porta dessa galeria fica fechada”. No blog Tantas Broncas Barbosa du Bocage avança uma explicação: “Que o madeirense nunca mostrou na selecção portuguesa os dotes que mostrou no Manchester United, tem lógica, pois seguramente se Ronaldo tivesse na selecção os companheiros e o treinador que tem no seu clube, talvez a história fosse outra. Mas infelizmente para ele e para nós, isso não acontece”.

E já que vou agora pela defesa do jogador, é com ela que fecho a Janela nas palavras de João Ferreira Dias no blog Kontrastes: “Num ano fantástico, num campeonato único, Cristiano Ronaldo vai bem lançado para o prémio mais importante, a Bola de Ouro da FIFA. É lamentável que ainda haja portugueses que se dedicam a apontar-lhe o dedo. A inveja é também um fruto da alma nacional. Como o descrédito”.

publicado por PRD às 02:11
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds