Sexta-feira, 14 de Novembro de 2008

Blog da semana: Diário do Tripulante

Escolha da semana na Janela Indiscreta, hoje recomendo um blog que tem tanto de banal quanto de original. Parece contraditório mas não é: chama-se de”Diário do tripulante” e m subtítulo explica-se: “Um blog que conta várias histórias e episódios do dia-a-dia de quem anda ao volante de um autocarro no coração da cidade de Lisboa, os amarelos da Carris”.

E é isso mesmo: Rafael Santos tem 25 anos e desde há ano e meio que conduz um autocarro da carris, depois de ter tirado um curso de Operador de Câmara e Repórter. Fez alguns trabalhos para a RTP, TVI e SIC – mas, explica ele próprio, “Como o trabalho na televisão escasseava, tive de mudar de rumo e pelo meio ficou uma passagem pelo comércio têxtil”.

Depois de um período de formação na Carris, Rafael chegou enfim à sua actividade actual: “Quando entrei na Carris, conta ele, tal como tantos outros, de imediato me disseram que iria ter muitas histórias para contar e é verdade. Passado cerca de um ano e meio (...) recordo-me de algumas de muitas histórias caricatas. Por vezes chego a casa e acabo por comentar este ou aquele episódio e logo me dizem...«A tua vida parece um filme». Mas não é a minha vida, mas sim a vida de um motorista da Carris”.

Foi assim que decidiu abrir o blog Diário do Tripulante onde justamente conta as aventuras e desventuras da sua profissão. Nalguns momentos são histórias banais do dia a diz, noutros são realmente histórias do arco-da-velha

“Engana-se, escreve Rafael, quem pensa que ser motorista da Carris é pêra doce. Por vezes até é bem amarga porque somos nós que estamos ali a dar a cara. (...) Hoje (...) regressei para a 15E e mais um dia cansativo devido a uma avaria no autocarro, tendo de ir trocar o autocarro á Musgueira. Para não bastar ainda tive de levar com algumas má disposições de quem não arranjou melhor forma de começar a semana. O primeiro foi um tipo que reclamou comigo por eu estar a chegar a Belém e o eléctrico estar a partir, não permitindo assim o transbordo (como se eu tivesse culpa...). Depois e já bem perto do fim do dia, um senhor com os seus 70 e tais anos, lembrou-se de me insultar. Faltavam 5 minutos para partir de Algés e como estava frio na rua, abri a porta para que os passageiros entrassem e aguardassem sentados. Maldita a hora que tive esta ideia. O tipo pede para sair desta forma: «Abra a porta, porque quero sair sff. Já que você não sai daqui, saio eu...» e abri.... O tipo sai do autocarro e começa a insultar-me. «Vocês fazem o que querem, (...) sou eu que vos pago o ordenado....» e la foi aos gritos por Algés fora. Agora digam lá que isto é um mar de rosas e que ser motorista da Carris é só acelerar, travar e abrir portas. Amanhã 708 e depois termino a semana com dois dias na 701”.

Com fundo amarelo, como convém, este diário de um motorista da Carris pode encontrar em diariodotripulante.blogspot.com.

Uma outra maneira de viver um blog, uma ideia original e um motorista repórter...

publicado por PRD às 19:43
link | comentar

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds