Terça-feira, 18 de Novembro de 2008

Lisboa e os seus contentores

O programa Prós e Contras recuperou o tema, e eis de novo Lisboa no centro das atenções com o caso dos contentores em Alcântara. Ora, quem viu o programa verificou que José Sá Fernandes, o vereador da Câmara, desta vez estava do outro lado da barreira, isto é, do lado dos contentores. Tal facto já tinha sido notado no blog Troll Urbano por Isabel Faria. Escreveu ela: “Aqui fica um parágrafo do artigo, sobre Alcantara, de Sá Fernandes no Público: "Defendo que devia ter havido concurso público para a concessão do porto, em Alcântara, após 2015, mas uma coisa é certa, temos tempo para todos discutirmos as matérias atrás referidas, sem medalhas nem louvores antecipados, mas apenas com o intuito de prosseguir o interesse público". No tempo em que eu julgava conhecer Sá Fernandes, o interesse público passava por se ter que discutir estas matérias "antes". Nessa altura, (...) Sá Fernandes se defendia uma coisa não achava que haveria tempo de falar nela quando tivesse tempo, calando-a, entretanto. O Vereador vai perdendo a voz com que todos contávamos. Eu perco o meu Vereador”.

Já observando o debate de ontem, João Gonçalves chama-lhe o “Zé Reciclado”. “A triste figura que o "ex-Zé é que sabe" está a fazer no "prós e contras", ao lado da ajudante de Mário Lino, é lapidar. Deve ser, aliás, a única "obra" de António Costa como presidente de câmara. A reciclagem do "Zé".

No seu blog, Miguel Somsen chama ao programa o “Derby da Semana: Sousa Tavares versus Sá Fernandes”. E escreve: “Enquanto Sousa Tavares rosna, Sá Fernandes aguça as unhas. Quando o público aplaude o "bonzinho", Sá Fernandes deixa de se ouvir, e depois a sua explicação soa a demagogia. Para todos aqueles que pensaram que ele poderia ser uma espécie de cavalo de Tróia na Câmara Municipal, assistir a este debate torna-se penoso. O nosso homem do Bloco parece orgulhosamente só. Custa-me imenso aderir à unanimidade, mas a razão estará sempre do lado de Sousa Tavares: esta cidade não quer contentores em Alcântara. Infelizmente ainda ninguém parou para pensar no custo que seria uma cidade sem zona portuária. Lisboa seria outra - e nós também”.

Por aqui vou de encontro ao próprio tema e recupero um texto de Manuel Falcão no blog “Esquina do Rio”: “Qual das actividades beneficia mais a cidade, o seu posicionamento e a qualidade de vida do seus residentes: ser essencialmente um terminal de carga ou ser um destino turístico?  É bom recordar que as duas coisas não são compatíveis – uma cidade terminal de carga (...) não coexiste como destino turístico Premium.  Valia a pena parar para estudar e pensar se queremos uma cidade de carga ou uma cidade de serviços sofisticados. A um ano de eleições uma decisão destas é uma péssima herança deixada para o futuro – é a tentativa de criar um facto consumado”.

O que Manuel Falcão escreveu é, na verdade, o que está em causa no debate de ontem. E está muito para lá de ser apenas um problema dos lisboetas – porque o turismo, na verdade, é uma questão nacional.

publicado por PRD às 19:39
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds