Sexta-feira, 7 de Novembro de 2008

Blog da semana: Jacarandá

Nasceu em Junho, muito discretamente, e por ali tem crescido sem que quase se dê por ele. Se calhar deveria dizer que em Junho foi plantado, ou deu flor – pois que se chama Jacarandá, a árvore favorita do autor. E o autor do blog chama-se António Barreto – esse mesmo, o sociólogo, o politico, o amador da fotografia, o colunista do Público, também ele chegou ao mundo dos blogues justamente em o-jacaranda.blogspot.com.

Não se sabe para onde pode evoluir esta aproximação de António Barreto às novas tecnologias. Não será demais lembrar que durante anos se vangloriava de dispensar o telemóvel: não tinha e não usava. Mas um blog é um blog – e o Jacarandá de Barreto não é apenas o repositório dos seus textos, é também uma montra da sua arte fotográfica. Sob o genérico Luz, há fotografias a preto e branco legendadas com o talento do autor. Reparo nesta, de um homem em cima de uma escada a podar um arbusto:

“Tormes é uma terra virtual. É uma aldeia sonhada por Eça de Queirós em “A cidade e as serras”. O nome da ficção acabou por dar nome à terra real. Ali, a mulher de Eça tinha uma casa e uma quinta. Eça esteve lá uma única vez, não mais de dois dias, detestou o desconforto, o frio, o nevoeiro, tudo. Fugiu. A família, décadas depois, conservou a casa, arranjou-a primorosamente, ali produz vinho verde de boa qualidade. Ali estão umas recordações e umas relíquias do escritor. Quando lá cheguei, este senhor aparava a hera. Com a minúcia de uma manicura”.

E lá está a foto, que ampliada enche o ecrã do computador.

Textos dos jornais, fotografias de António Barreto, produção escrita menos conhecida ou dispersa: podem ler no blog um excelente ensaio, grande, para ler devagar, sobre os 50 anos da televisão em Portugal, originalmente escrito para uma obra comemorativa editada pela RTP. António Barreto no seu melhor: “Com mercado, concorrência e publicidade, a televisão de “alta qualidade” está praticamente condenada. Só a televisão digital ou por cabo e todas as suas potencialidades poderão salvar ou ressuscitar uma televisão de qualidade. A resolução desta contradição, entre democracia e cultura, não se anuncia para breve. Nem em Portugal, nem no resto do mundo”.

Não é ainda o diário de um homem critico, revoltado, indignado e céptico – tudo adjectivos que lhe ficam bem e de alguma forma lhe deram a fama e a glória. Não é ainda. Mas é o espaço publico de António Barreto no mundo dos blogues e só por isso merece o destaque e a escolha da minha semana. Espreitem o Jacarandá e verão que a árvore vale a pena.

publicado por PRD às 23:18
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds