Terça-feira, 4 de Novembro de 2008

Eleições nos EUA (I)

“Aproxima-se a grande noite. 169 milhões de eleitores registados vão tentar tornar o mundo mais seguro para a Democracia e para a minha conta bancária” – é assim que Rogério Casanova, no blog Pastoral Portuguesa, introduz o tema do dia, da semana, do mês: eleições na grande América. Hoje é o dia e escolhi um conjunto de boas frases e ideias para deixar aqui á Janela. Curiosamente, todas elas fazem valer a vantagem de Obama. Como se fosse uma aposta, ou como se fosse óbvio. Vamos lá...

A saber, João Gonçalves no Portiugal dos Pequeninos: “Uma vez eleito, Obama vai dar um desgosto à esquerda patológica global porque terá de exercer a presidência dos EUA com tudo o que isso representa para o mundo e que Bush Júnior nunca soube representar. Para além disso, precisa de limpar a casa. Em suma, não ficamos mal servidos com Barack Obama. Ele é apenas o precário sumo sacerdote do tempo que passa”.

Pedro Correia, blog Corta-Fitas, recuperando o romance Mancha Humana: “Não nos deixemos iludir excessivamente pelas manchetes dos jornais, que se limitam a reflectir a espuma dos dias. Sob a América de Obama, esconde-se a América de Silk. Imóvel, dúplice, secreta, manchada pelo preconceito. Essa América ver-se-á ao espelho dentro de 24 horas. Gostará desse retrato de si própria?”

Carlos Abreu Amorim, blog Blasfémias: “A ‘Obamania’, sobretudo na Europa, ameaça converter-se num culto – o que é uma contradição a prazo. Os europeus apaixonados por Obama tendem a esquecer-se de que este é um americano impregnado de valores do seu país. Ora, muitos destes colidem com aquilo que a esquerda europeia é: colectivista, estatizante e… anti-americana”.

João Lopes, no blog Sound & Vision: “Seja qual for o resultado das eleições (...), a candidatura de Barack Obama soube devolver aos americanos a sensação de uma relação com a história em que a evidência do quotidiano mais concreto remete, em última instância, para o lugar da América no mundo. É por isso que faz sentido dizer que algo da existência de cada um de nós, não americanos, se decide no acto eleitoral (...) — porque, afinal de contas, mal ou bem, os destinos do planeta continuam a passar pela identidade da América”.

Bruno Sena Martins no blog Avatares de um desejo: “Obama que está longe de ser de esquerda, será uma realista, nacionalista, pró-israelita, defensor do Império”.

E ao fim da noite a noticia que ainda baralha mais as cartas: “A avó de Obama, a mulher que praticamente o criou, acabou de falecer. A um dia da eleição. Que abuso simbólico”. Daniel Oliveira, no Arrastão, prefere dizer que “não há nada que não aconteça a McCain”: “Depois de um furacão a lembrar o Katerina, de um vaipe de McCain que o fez escolher uma louca do Alasca para sua vice e da crise financeira, morreu a avó de Barack Obama”.

É assim, neste ambiente, que partimos para as eleições. Amanhã cá estarei com os comentários do mundo dos blogues aos resultados que vierem do outro lado do mar.

publicado por PRD às 23:13
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds