Sexta-feira, 31 de Outubro de 2008

Blog da semana: Cidadania Lx

Mais do que um blog da semana, hoje escolho um caso da semana, um caso exemplar de como os feitiços se podem virar contra os feiticeiros.

Tornando uma longa história, curta: Miguel Sousa Tavares, com o brilhantismo que o caracteriza, tem vindo a denunciar na imprensa, nomeadamente na sua coluna do Expresso, as atrocidades que a Administração do Porto de Lisboa vai cometendo contra o rio, a cidade e os interesses dos cidadãos da capital. A essa instituição acrescentou recentemente o Governo, quando denunciou a ampliação da capacidade do terminal de contentores de Alcântara, que implica a criação de uma muralha com cerca de 1,5 quilómetros com 12 a 15 metros de altura entre a Cidade de Lisboa e o Rio Tejo.

Caiu o Carmo e a Trindade, abriu-se o debate, até o Dr. Mário Soares veio elogiar “o artigo tão corajoso, lúcido e oportuno”, onde “exprime a sua sensibilidade e indignação de lisboeta - que coincide com a minha - por as autoridades camarárias, portuárias ou seja quem for, estarem de novo a tirar a vista do Tejo aos lisboetas, aos portugueses e aos turistas”.

Do artigo á petição foi um passo, e aí está ela na Internet, promovida pelo próprio Miguel Sousa Tavares, “os abaixo-assinados vêm pelo presente meio solicitar à Assembleia da República que sejam tomadas as medidas necessárias para impedir este atentado estético e económico contra o País, contra Lisboa e contra os seus cidadãos”.

Ora bem: é sabido que Miguel Sousa Tavares tem sido um dos mais violentos críticos da blogesfera, dos blogues em geral, metendo-os todos no mesmo saco do anonimato, da infâmia e do insulto, do boato e da difamação. Mas agora pergunta-se: quem promove a petição de Miguel, quem acompanha minuto a minuto os diversos passos do processo, quem faz multiplicar a corrente de informação?

São os blogues. Nem mais. Pela boca morre o peixe, diria então, já que se fala do Tejo. E deixo o exemplo mais claro, acabando por recair nele a minha escolha semanal: cidadanialx.blogspot.com. É o blog do “Movimento Fórum Cidadania Lisboa”, “que se destina a aplaudir, apupar, acusar, propor e dissertar sobre tudo quanto se passe de bom e de mau na nossa capital, tendo como única preocupação uma Lisboa pelos lisboetas e para os lisboetas”.

O blog trata de Lisboa mas nos últimos dias trata basicamente de contentores e do rio e do Governo e do Porto de Lisboa. Dos relatórios do Tribunal de Contas sobre as administrações portuárias a todas as noticias, crónicas ou opiniões sobre o tema, o blog é em si uma causa – e remete para a petição do colunista do Expresso e da TVI.

É interessante ver como o que começa por ser um inimigo pode tornar-se repentinamente um aliado. Sousa Tavares vai aprender essa lição: o que de mau pode ter um blog para espalhar boato ou difamação, pode ter de bom para transformar uma micro-causa numa mega-causa. A cidade merece, com certeza.

publicado por PRD às 18:27
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds