Quinta-feira, 30 de Outubro de 2008

Um mais um igual a dois

E num só dia, a educação voltou a dominar a agenda nacional, os rankings voltaram à ordem do dia, mas o que mais mexeu com o mundo dos blogues foi mesmo os resultados dos exames do 9º ano de Matemática, que de um ano para o outro se tornaram um caso de sucesso: 97 por cento das escolas obteviveram uma classificação positiva. No ano passado, apenas 66 por cento tinha conseguido tal obra.
“O facilitismo colhe resultados... estatísticos!”, comenta António de Almeida no blog Direito de Opinião, que classifica as provas como “básicas” e sugere que para o ano “permitam cábulas e coloquem um explicador ao lado de cada aluno, talvez possam alcançar a excelência, 100% de resultados positivos, o eduques está imparável”.

JRV, no Activismo de Sofá, adapta o provérbio popular: “Quando os resultados são grandes, o povo desconfia”. E acrescenta: “Como já se tornou de senso comum, os exames parecem ter sido feitos para “facilitar um pouco mais” (...). Não vejo que tal represente uma qualquer catástrofe uma vez que, nos anos anteriores, a proliferação de chumbos também não demonstrava mais do que uma perfeita desadequação entre o que é ensinado nas escolas e o que é sujeito a exame (...). O Ministério da Educação e a sua titular acabam, no entanto, por sair muito mal desta fotografia ao insistirem que esta melhoria é apenas o resultado de um maior esforço de alunos e docentes. Ó meus amigos, o povo é distraído, mas nem tanto…”. Nada distraído, Filipe Tourais, no blog Pais do Burro, é peremptório: “Sucesso total rumo ao analfabetismo certificado”: “A tutela insistiu que é consequência do maior esforço de alunos e docentes. Todos os professores que conheço queixam-se que uma grande maioria de alunos que chegam ao 12º ano lêem mal e escrevem ainda pior. Sobre os conhecimentos em matemática, nem falar”. Nuno Ramos de Almeida, no Cinco Dias, também tem nome para estes dados: chama-lhes “Estatística de Potemkin” e explica: “A verdadeira realidade é como o Natal: é aquilo que um ministro quiser. O encarregado das estatísticas é apenas uma espécie de rena do trenó. Por uma questão de facilidade e rigor histórico podem chamar ao doce quadrúpede de Potemkin.”. Rodrigo Moita de Deus segue o seu instinto e faz humor, reproduzindo um presumível Excerto do exame de Matemática do 9º ano: “Um magalhães mais um magalhães é igual a quantos magalhães?”.

No meio desta discussão, vem o Conselho Nacional da Educação propor ao governo o fim das reprovações no ensino básico. A noticia foi do Diário Económico e parecia a cereja em cima do bolo. Deixo uma amostra do nível dos comentários que li. Está no blog Geração Rasca e é assinado por Leonor Barros: “No futuro, insucesso será um conceito obsoleto no Ensino, mesmo que o povo não saiba ler uma letra do tamanho de um camião. Quanto mais ignorantes melhor. As ditaduras alimentam-se da ignorância”. O tema promete, isso podem ter a certeza...

publicado por PRD às 22:25
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds