Domingo, 23 de Setembro de 2007

Blog da semana: "Bicho Carpinteiro"

A ver se me explico: o meu blog da semana é na verdade um blog colectivo, mas o meu destaque resulta de uma contribuição individual... Já foi meu convidado nas manhãs de domingo aqui na Antena 1, mas há uma razão especial para o escolher como blogger da semana...
Comecemos então pelo princípio. Em 1978, há quase 30 anos, Vítor Direito fundou o jornal Correio da Manhã. Estávamos na ressacava da revolução e a equipa que fundava o novo diário queria um jornal popular, acessível, rápido de ler. O primeiro sinal desse conceito - que entre nós estava ainda muito associado aos jornais vespertinos -, foi dado pelo próprio director. Vítor Direito, em vez de um editorial longo e aborrecido todos os dias, criou na página 2 uma nota, chamada “Bilhete Postal”, onde manifestava o essencial da sua opinião com frases curtas. Como se fossem pequenos estados de alma. Ideias fortes. E rápidas.
Foi tal o sucesso daquele conceito que mesmo quando Vítor Direito se afastou da direcção do jornal a ideia do “Bilhete Postal” no Correio da Manhã continuou (e continua nos dias de hoje – actualmente sem grande graça ou talento, escrito por Leonor Pinhão).
Ora bem, é aqui que o blog bate com a escolha da semana: desde há 8 dias que aos fins-de-semana o bilhete postal do Correio da Manhã é assinado pelo talentoso José Medeiros Ferreira.
O que é que isto tem a ver com um blog? Tudo. Medeiros Ferreira ensaiou com sucesso, no blog “Bichos Carpinteiros”, um estilo de texto que tem tudo a ver com o tal “Bilhete Postal”: escrita rápida, concisa, directo ao assunto. Uso frequente da ironia e do humor para melhor poder manifestar a opinião. Textos surpreendentes. Desabafos. Dez, 12 linhas no máximo.
E tenho a certeza de que foi o seu estilo no blog que levou a direcção do Correio da Manhã a desafiá-lo para produzir em imprensa algo que Medeiros Ferreira nunca tinha feito.
Quando conversou comigo aqui no rádio, o político disse que tinha efectivamente feito um esforço para compreender a nova linguagem que a Internet presumia e adaptar o seu estilo ao meio. Agora, é um meio impresso que o adopta.
Curiosamente, o mesmo meio onde Vítor Direito apostou, sem sonhar que o fazia, numa forma de comunicar cheia, cheiinha de futuro...
Razões de sobra para a minha escolha da semana ser esse inquieto, acordado, rápido, bem-humorado, irónico, mas sério, muito sério “Bicho Carpinteiro”. E que me perdoem os demais bichos, José Medeiros Ferreira é o meu blogger da semana...
publicado por PRD às 01:01
link do post | comentar
1 comentário:
De kerberos a 23 de Setembro de 2007 às 21:20
gostei bastante do blog, um forte abraço e que continue...

www.codificacoes.pt.vu


Comentar post

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds