Segunda-feira, 20 de Outubro de 2008

Açores a votos

Dediquemo-nos, então, às Ilhas, a propósito das eleições regionais nos Açores. O mundo dos blogues é dinâmico no arquipélago, debateu fortemente durante a campanha eleitoral, e agora comenta com amargura, por exemplo, a abstenção, como escereve Francisco Costa no Vida Nova Farol: “uns defendem que os eleitores ficam em casa porque já sabem quem vai ganhar e por isso o seu voto não irá fazer diferença, outros defendem que o eleitorado não vota porque perdeu a confiança nos políticos e não se revê nas propostas do diversos partidos. Eu tenho uma teoria diferente. Nem todos conseguem chegar às mesas de votos, e ninguém faz as mesas de voto chegar a eles”. No Desabafo Atlântico, SPN acha mesmo que “afinal todos perderam” as eleições, “Porque não conseguiram fazer com que mais de 50% dos Açorianos fossem votar”.

Os que foram votar deram nova maioria ao PS de Carlos César e derrotaram claramente o PSD de Costa Neves. No Planeta Politik, Bruno escreve: “teria sido um bom Presidente do Governo Regional, mas não o foi enquanto líder da oposição. Esteve no lugar certo no momento errado”. Tibério Diniz no blog In Concreto diz mesmo que “Costa Neves é um ilustre desconhecido na Ilha de Jesus Cristo que não convenceu. Nesta matéria tenho que parafrasear Menezes, entre o certo e o duvidoso, prefere-se o certo, neste caso de César”. E depois da demissão do líder regional, reconhece o que aí vem: “Órfão de líder, os próximos tempos do PSD serão difíceis. Ladeado por um PS legitimado por uma maioria absoluta e por um CDS/PP em franco e rápido crescimento é imperativo encontrar um líder forte e não de transição”.

No blog Admirável Mundo Novo, Flávio Gonçalves prefere notar as caras novas que chegam à Assembleia Regional: “Finalmente, após muitos anos de combate, suor, sangue e algumas lágrimas bem como várias desilusões, eis que finalmente o meu amigo Paulo Estêvão foi recompensado, por todo o seu esforço e empenho, com um mandato”. Trata-se do candidato do PPM, que tem ele próprio um blog com o seu nome. Nanda, no Ilhas do Mar, concorda que nesta nova legislatura “As sessões serão menos monótonas, haverá uma Democracia mais participativa”. Escreve ainda JRV no Activismo de Sofá: “depois de 4 anos em que a Assembleia Legislativa Regional foi constituida apenas por 3 partidos, a entrada de 3 novos partidos implicará uma nova dinâmica para a oposição nos Açores. Nota muito positiva, portanto, para a reforma eleitoral que criou o círculo regional de compensação”. No mesmo sentido vai o autor do blog Fiat Lux quando diz: “Que belo arco-íris. Melhor era (quase) impossível. (...) Temos uma Região de cor única ... mas não temos uma Região de partido único. É bom que Carlos César perceba isso de uma vez por todas”.

Assim, entre a abstenção, a vitória socialista mais do que esperada, e a chegada de novas cores à Assembleia Regional, os Açores viveram eleições. É o começo de um ciclo que vai animar Portugal até ao fim de 2009. E eu, à Janela, a ver...

publicado por PRD às 23:10
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds