Sexta-feira, 17 de Outubro de 2008

Blog da semana: Padrinhos de Portugal

Solidariedade – uma palavra cara e boa, quase sempre em falta no nosso mundo. Na blogoesfera, não é bem assim – a palavra ganha corpo e daí ganha vida. Não é a primeira vez que o faço, não será certamente a ultima – destacar e escolher como blog da semana um espaço que se dedica justamente a ampliar, divulgar, promover, Organizações ou ideias no âmbito do voluntariado e da solidariedade.

É o caso do blog Padrinhos de Portugal. Resulta de um projecto que nasceu em 2002, quando Catarina Serra Lopes esteve a trabalhar como voluntária na Cidade da Beira, em Moçambique, junto de crianças “extremamente carenciadas”, como a própria conta no blog: “A vontade de fazer algo mais e com uma maior continuidade, levou a que surgisse a ideia de montar um semi-internato no Alto da Manga, um bairro localizado no mato, a cerca de quinze quilómetros da Cidade da Beira. Comecei por pedir a ajuda de um padre e de uma freira locais, que se responsabilizaram pela gestão do projecto no terreno, e iniciei então a selecção de dez crianças oriundas de famílias bastante desfavorecidas. O projecto iniciou-se com 10 crianças e 10 padrinhos portugueses, passando depois em 2003, dado o sucesso do primeiro ano, para 15 crianças. Ao longo dos anos o projecto foi crescendo, com cada vez mais e mais pessoas a mostrarem-se interessadas em ser Padrinho de Portugal. Daí em Fevereiro último ter ido passar um mês a Moçambique a seleccionar mais crianças e a montar uma estrutura maior”.

Que obviamente, continua a crescer. O projecto Padrinhos de Portugal consiste então nesta ideia smples: cada padrinho, que se candidata a essa nomeação, digamos assim, assegura “as despesas de saúde, uma refeição diária – almoço –  e educação: livros, cadernos, lápis, canetas, matricula e farda. Para além destas três vertentes, o projecto também cobre despesas com ateliers de informática, trabalhos manuais, apoio escolar etc...”. Isto custa cerca de 30 euros por mês, mas os padrinhos sabem que esse dinheiro é canalizado especificamente para um menino, que tem nome, que existe, que está ali. Não é uma contribuição para um fundo, mas é uma contribuição para uma criança crescer com melhores condições de vida. Fica como seu afilhado. Podem trocar cartas, fotos, podem visitar-se, podem no fundo ir acompanhando o crescimento desse afilhado e ver a sua contribuição tornar-se uma realidade humana.

E pronto; o blog divulga tudo o que se relaciona com o projecto, mas também tem apelos a outras causas, muita informação sobre os Padrinhos, e é mais uma forma de manter viva e acesa esta chama que nasceu de um sonho de uma mulher. É bom saber que existe quem faça mais e melhor pelos outros, o meu blog da semana fica em padrinhosdeportugal.blogs.sapo.pt. Se um ouvinte da Janela se tornar mais um padrinho de uma criança de Moçambique, fico contente com o contributo que também dei...

publicado por PRD às 19:32
link do post | comentar
2 comentários:
De iSABEL SILVA a 19 de Outubro de 2010 às 10:26
Pedro, sabe como posso candidatar-me a madrinha?


De Anónimo a 14 de Julho de 2011 às 22:37
http://www.facebook.com/group.php?gid=45254642243


Comentar post

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds