Segunda-feira, 13 de Outubro de 2008

As escolhas e as encolhas

Os militantes da teoria da conspiração não deixarão de dizer que foi de propósito, mas na verdade ontem à noite, na RTP, Marcelo Rebelo de Sousa foi tudo menos um homem do PSD... Miguel Abrantes, do Câmara Corporativa, adorou ouvir o professor falar de Manuela Ferreira Leite: “o célebre Prof. Marcelo que distribui conselhos pro bono ao PSD na sua homilia dominical, acabou de dizer que o melhor que a líder tem a fazer é mudar de conselheiro. Ou mudar de vida”.

No Vox Pop, Paulo Gorjão fala em “Lição Prática” e escreve: “Marcelo Rebelo de Sousa acabou de explicar a quem não perceba — a Entidade Reguladora da Comunicação Social, por exemplo — por que motivo o seu programa não faz parte de nenhuma quota partidária. Apesar dos constrangimentos pessoais e políticos, Marcelo Rebelo de Sousa não se coibiu de apontar o dedo à liderança de Manuela Ferreira Leite”. No Blasfémias, Carlos Abreu Amorim afirma que a opinião de Marcelo constituiu “a crítica mais dolorosa que a insípida e alheada liderança do PSD recebeu.
Claro que não vai adiantar nada em relação aos destinatários directos. Veremos os seus efeitos face ao descontentamento dos muitos que não conseguem ver qualquer esboço de alternativa ao socratismo…”.

Marcelo, já se sabe, inspira pelo menos respeito e é ouvido. No mundo dos blogues, há quem o ame e quem o odeie. José Paulo Fafe, por exemplo, santanista confesso, não gosta do professor, acha que ele “anda visivelmente incomodado com o aproximar do ciclo eleitoral de 2009” e isso explica a surpresa de ter passado “de grande apoiante de Manuel Ferreira Leite a seu público e ostensivo crítico”.

De passagem convém recordar que Marcelo não tem propriamente um blog, no seu sentido mais clássico, mas a sua colaboração semanal no jornal Sol intitula-se, justamente, blog, e pode ser lida no site do jornal em espaço próprio e personalizado. Para conferir também se João Gonçalves tem razão quando se interrogava, aqui há dias, no Portugal dos Pequeninos, sobre o estado do opinion maker: “Os derradeiros comentários do professor têm-se ressentido desta "moleza". Cuidado em não ir muito longe nas críticas ao governo, mais "piedade" para com ministros que não merecem nenhuma e muitas "perplexidades" quanto ao seu próprio partido. Talvez Marcelo, inteligente como é, esteja a fugir propositadamente à derradeira reflexão. E se o seu "número", afinal, for um "número" apenas gasto?”. Eis uma pergunta que teve ontem uma resposta clara: gasto, ele não está. Pode é ter escondida a clássica carta na manga...

publicado por PRD às 19:23
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds