Sexta-feira, 10 de Outubro de 2008

Blog da semana: A Dieta Rochemback

Este fim-de-semana joga Portugal com a Suécia, parece-me o tempo perfeito para destacar e escolher como blog da semana um novíssimo blog dedicado exclusivamente ao futebol. Podia ser apenas mais um, podia ser um blog como outro qualquer, mas não é: este blog junta os três melhores autores de texto que a blogoesfera viu nascer e escrever justamente sobre desporto, especialmente futebol. Juntaram-se então no “A dieta Rochemback” Besugo, do Blogame Mucho, Maradona do A Causa Foi Modificada, e Rogério Casanova, da Pastoral Portuguesa. A este trio somou-se ainda Daniel Oliveira e Sérgio Gouveia. Os cinco garantem seguramente a escolha do melhor blog nacional sobre futebol. Encontra-se em adietarochemback.blogspot.com e é claro que eu próprio me interroguei sobre o nome do blog. Uma ajuda terá sido dada por Sérgio Gouveia num post onde escreveu: “Procurei por todos os meios uma capa de um desportivo com algumas semanas, em que o Rochemback diz que se perder peso não joga tão bem. A história da minha vida resume-se nesta falta de iniciativa de não ter comprado logo ali o jornal e ter colado a capa na chaminé da cozinha (...). O Rochemback e eu somos muito parecidos a vários níveis, a começar pela precisão do passe longo, mas também no facto de engordarmos de uma forma um pouco desmoralizante. No fundo a cara incha, é isto. É a pior coisa que pode acontecer a um gajo, porquanto não há consequências de condição física imediatas, há um alarme que soa ainda antes do problema real. A linha do maxilar inferior desaparece, as bochechas crescem, os olhos encavam-se um pouco. Tirando isto e um aumento ligeiro do volume geral (...), e desde que uma pessoa não caia ao chão, está tudo bem”.

Talvez venha daqui o nome, mas isso interessa pouco: o nonsense do próprio titulo já diz muito sobre o que ali podemos encontrar, num olhar inteligente, irónico, cheio de humor, mas também sério e militante, sobre esse fantástico universo da bola e dos seus protagonistas. Daniel Oliveira entra logo a lamentar, mas entra: ”Aqui se vêem as imperfeições da democracia representativa. Para vosso azar, coube-me em sorte ser «o gajo do Porto» neste covil de sportinguistas e benfiquistas (há só um benfiquista mas o singular arruinar-me-ia a frase). Prometo dar o meu melhor e o meu pior, sempre sem revelar a receita do molho de francesinha e, na medida do possível, trocando os vês pelos bês ou penalties na área certa por viagens ao Brasil”.

O sucesso do blog foi imediato: em duas semanas chega às 1500 páginas vistas por dia, sem qualquer espécie de promoção. Mas lá está: é difícil resistir aos cinco violinos deste “A dieta Rochemback”.

 

publicado por PRD às 19:45
link do post | comentar
2 comentários:
De Daniel a 13 de Outubro de 2008 às 16:16
A mim, não me incomoda por aí além esta confusão mas a verdade é que o Daniel Oliveira não tem culpa nenhuma do que por lá se escreve.


De Rugby Portugal a 15 de Outubro de 2008 às 15:37
O Rugby Portugal (rugby-pt.blogspot.com [brevemente] rugby-pt.com) tem o prazer de convidar todos os portugueses a visitarem e divulgarem este novo site que pretende compilar a maior quantidade de informação possível sobre o rugby nacional, oferecendo uma visão imparcial e optimista da realidade portuguesa.


Comentar post

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds