Sexta-feira, 3 de Outubro de 2008

Blog da Semana: "Pedro e o Blog"

Foi uma ouvinte aqui da Janela que me mandou um mail que dizia: “Nas minhas navegações diárias, há um blog com que me cruzo frequentemente, sobretudo antes de decidir determinadas acções com o meu banco… E tenho aprendido algumas coisas interessantes no que diz respeito a poupanças”. E sugeria que eu visitasse o “Pedro e o blog”, subintitulado “as suas finanças pessoais”. Fui então a www.pedropais.com e lá entri num mundo muito diverso de olhares sobre economia, gestão, numa perspectiva simples, acessível ao comum dos mortais. O blog parece mais um site do que um blog, tal é a sua construção e ligações. Créditos, investimentos, poupança, lazer, tecnologia, encontro um vasto universo de abordagens e uma explicação das intenções do autor: “Nos dias de hoje a manutenção de uma vida financeira saudável não é tarefa fácil. Fala-se de poupança, de investimentos, de créditos e de muito mais, mas pouco se explica. No Pedro e o Blog vai encontrar artigos e ferramentas úteis para a orientação das suas finanças pessoais, um espaço aberto à discussão, onde aprendemos uns com os outros”. Curioso, quis saber quem era o Pedro, e lá encontrei também um resumo de vida: “O Pedro é um jovem consultor numa das maiores empresas mundiais de base tecnológica” (...), “tenta manter-se ao corrente das melhores práticas de gestão estratégica e de operações” e, “apesar de nunca ter trabalhado directamente na área financeira desde cedo que se interessou por estes temas e adora ajudar as outras pessoas a ter uma vida financeira mais equilibrada”.

Em tempos de crise e de palavras difíceis usadas para descrever o estado das coisas, uma visita ao blog ajuda a descodificar o economês. De resto, o post principal de ontem intitula “Nós e a Crise” e é um levantamento de factos, e uma análise abrangente, da forma como este momento financeiro internacional nos afecta já no dia a dia, seja no aumento dos preços, na queda das bolsas ou no mercado imobiliário. Mas no Pedro e o Blog a crise não é tudo e desde links para Calcular prestação da casa até aos quadros da Média mensal da Euribor, passando pela simulação das tarifas da electriciade e pelo calculo dos juros dos depósitos a prazo, há de tudo.

Neste momento delicado da nossa vida económica, a minha escolha da semana passa por aí e deixa o conselho: a melhor forma de enfrentar estes tempos difíceis é mesmo estar muito bem informado para poder reagir a tempo e decidir melhor.

publicado por PRD às 18:52
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds